No cenário instável do marketing B2B, especialmente voltado ao setor de engenharia, a necessidade de abordagem especializada e criativa é fundamental.
A Taket surge como resposta a essa demanda, apresentando-se não apenas como agência de marketing, mas parceira estratégica das empresas de engenharia.
Este artigo explora a recente mudança de marca da Taket, destacando como essa evolução beneficia o setor de engenharia B2B, enquanto educa e informa potenciais clientes sobre o valor de uma agência nichada.
Na conjuntura atual, a especialização é a chave ao sucesso e nesse contexto o marketing direcionado torna-se mais importante do que nunca.
Introdução à nova marca Taket
Breve Histórico
A Taket foi fundada em 2016 no estado de São Paulo com o propósito de conectar empresas de engenharia por meio de serviços de marketing.
Com abordagem focada em gestão de marcas e estratégias de vendas, a Taket oferece soluções que ajudam as empresas de engenharia a se posicionarem no digital.
Ao longo dos anos, a agência tem atendido algumas das principais companhias deste nicho no país, como Gerdau, Syngenta, Lanxess, Vaxxinova, Ridarp, Figener, entre outras.
Arquitetura da Marca
A nova identidade da Taket é composta por três pilares principais:
1. Taket: Setor de marketing e comunicação com foco em serviços que vão desde campanhas pagas até estratégias de engajamento interno e marketing de conteúdo.
2. Taket Filmes: Setor destinado à produção audiovisual com foco em soluções que vão desde filmes institucionais até campanhas publicitárias e documentários.
Renan Corrêa, sócio fundador e diretor de operações da Taket, afirma: “A Taket Filmes se destaca na promoção e divulgação de filmes com foco na prova social. Seremos mais seletivos em relação aos projetos que escolhemos, priorizando aqueles que realmente têm valor e que podemos divulgar de forma ampla.”
3. Taket Academy: é uma plataforma educacional voltada para clientes e parceiros, com o objetivo de valorizar o trabalho da agência e educar o mercado por meio de consultorias e conteúdos relevantes.
“A proposta é clara: ensinar os clientes sobre o funcionamento dos serviços oferecidos, como a elaboração de uma estratégia de conteúdo. Embora surja a dúvida se realmente iremos compartilhar todos os detalhes do nosso processo, a resposta é sim. Estamos comprometidos em explicar como realizamos nosso trabalho”, afirma Beto Cristian, sócio fundador e diretor comercial da Taket.
A identidade da marca surge em um momento de transição de postura. A equipe da empresa realizou testes com diversas abordagens e validou soluções e necessidades dos clientes, até identificar um ponto comum: a gestão de marca e a comunicação eficaz com o cliente.
“Essa mudança tem como objetivo centralizar o que o cliente mais necessita: confiar sua marca a uma empresa que sabe o que está fazendo. Além disso, a nova identidade busca consolidar um hub de conexões, permitindo que fornecedores contribuam para o crescimento e a expansão dos negócios dos clientes”, afirma Beto.
Tulio Stefanius, designer e idealizador da marca, explica que o projeto de rebranding estava nos planos da empresa há mais de um ano. Ele destaca que a nova identidade precisava refletir o crescimento da Taket e a confiança que as empresas de engenharia buscam em seus fornecedores.
“Quando você transforma o aspecto visual, experimenta uma nova sensação e um impulso para mudar. O grande desafio era ter elementos visuais universais e originais o suficiente para se conectar tanto com a área de marketing quanto de engenharia. O mercado busca segurança, menos risco e parcerias de longo prazo; portanto, também trouxemos essa solidez para a identidade.”
Entendendo a Relevância do Marketing Especializado
Desafios do Setor de Engenharia B2B
O marketing no setor de engenharia B2B é essencial ao crescimento e a sustentabilidade das empresas. Com a complexidade dos produtos e serviços oferecidos é fundamental que as estratégias sejam adaptadas para comunicar ativamente o valor e a especificidade técnica ao público-alvo.
Os desafios incluem a diferenciação em um mercado muitas vezes saturado e a adaptação às rápidas mudanças tecnológicas, o que exige atualização constante das competências de marketing.
Investir em marketing nichado é investir no futuro da empresa de engenharia B2B. Dados recentes mostram que companhias que adotam abordagem especializada conseguem taxa de conversão até 30% maior em comparação com as que utilizam estratégias genéricas.
De acordo com o “Censo Agências”, realizado entre novembro de 2023 e janeiro de 2024, as agências especializadas em marketing para construção civil representam 11,83% no Brasil.
Pesquisa Censo Agências 2024. Fonte: Operand
Investir em marketing especializado não é apenas uma estratégia de curto prazo, mas sim um passo essencial para garantir a relevância e a competitividade das empresas de engenharia no futuro.
A Taket compreende essas necessidades e se posiciona como agência capaz de oferecer soluções que integram marketing e engenharia e mais, educar o cliente acerca do mercado, trazendo dados relevantes que o ajudem a tomar decisões; Fonte / Fonte Leadster / O status do Marketing B2B no Brasil
Benefícios e Casos de Sucesso
A mudança de identidade da Taket traz inúmeras vantagens aos seus clientes, incluindo melhor comunicação e engajamento com o público-alvo, maior visibilidade e posicionamento mais sólido no mercado.
A agência se destaca pela capacidade de oferecer abordagem diferenciada, combinando habilidade em marketing para o setor de engenharia B2B.
Casos de Sucesso
A Taket, em apenas 1 ano, com estratégias de conteúdos orgânicos personalizados, alcançou crescimento de 239% no LinkedIn da Proper Marine, empresa de consultoria e projetos navais.
Esse é apenas um dos muitos casos de sucesso que demonstram a eficiência das estratégias. Detalhes adicionais incluem a implementação de campanhas de conteúdos direcionadas e a otimização de perfis de mídia social para aumentar a visibilidade e o engajamento.
Confira detalhes deste caso de sucesso neste link.
Considerações Finais
A nova marca da Taket não é apenas estética, mas sim um passo para outro patamar e momento em que se busca desafios. A missão agora é ser uma plataforma de evolução profissional e pessoal, sobretudo no mundo do marketing que exige constante evolução.
“Como Walter Longo menciona em seu livro, se você está apenas correndo, você está parado. Ou seja, se o cliente quer uma empresa em quem pode confiar e que tratará seus desafios como a si próprio, o lugar é a TAKET”, afirma Renan Corrêa.
Referências
1. Status do Marketing B2B no Brasil – Fonte Leadster
2. Representamos 11,83% das agências nichadas no Brasil – Fonte: Operand
3. Documento com os resultados da Proper Marine