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Saiba o que são métricas e como monitorá-las nas redes sociais

Produzir conteúdo para o site e redes sociais de sua empresa é importante, mas conferir e avaliar o resultado dessas ações é fundamental. Por isso, explicamos neste artigo o que são métricas e como monitorá-las nas redes sociais.

Métricas são dados que permitem acompanhar o desempenho das ações de marketing na internet. Informações sobre visualizações, curtidas e engajamento são alguns dos exemplos. Entretanto, métrica não é o mesmo que indicador-chave de desempenho, chamado de KPI (Key Performance Indicator). 

Isso porque os KPIs correspondem às métricas escolhidas para mensurar as ações e monitorar o cumprimento das metas estabelecidas por uma empresa, por exemplo. Essas informações costumam estar definidas no Plano de Marketing, um documento que detalha as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos. 

Mas antes de escolher quais são as métricas mais importantes para a sua estratégia de marketing, é importante conhecer a fundo uma a uma. Vale ressaltar que as redes sociais têm métricas em comum e também específicas, de acordo com o próprio formato. As métricas que estão presentes nas principais redes sociais são: 

Alcance

O alcance corresponde ao número de usuários que visualizaram a sua publicação nas redes sociais. Eles podem ser orgânicos, que é quando os acessos são conquistados de forma espontânea, ou pagos – em que é criado um anúncio. 

Quando há um investimento financeiro, é possível até mesmo estimar quantos usuários serão alcançados pela publicação. Falamos mais sobre isso em “Principais motivos para você investir em anúncios na internet”

Duas métricas que derivam do alcance são impressões e visualizações, que possuem significados muito parecidos. Isso porque ambas correspondem ao número de vezes em que uma mesma publicação foi visualizada. No caso do YouTube, os vídeos. 

Engajamento 

O engajamento é considerado a métrica mais importante das redes sociais. Isso porque está diretamente ligado ao envolvimento do público nas publicações, por meio de compartilhamentos ou comentários. 

Dessa forma, vai além das curtidas e do número de seguidores. Não basta ter milhares de seguidores e dezenas de curtidas se a publicação não atrair o público e envolver. Por isso é tão importante produzir conteúdos que chamem o usuário para ação, termo conhecido como “CTA”. 

Aliás, curtidas e seguidores então entre as consideradas “métricas de vaidade”. O termo é atribuído para dados que não servem para o objetivo real da empresa ou que não refletem bem o retorno do que foi investido nas redes sociais. Mesmo assim, são capazes de confundir profissionais menos experientes. 

Com um bom engajamento é possível garantir um número maior de alcance e de visualizações de forma orgânica. Assim, você poupa os investimentos em campanhas pagas e, ainda, conquista o público interessado de forma espontânea. 

Conversão

A conversão é, no fim das contas, a métrica mais desejada entre as empresas. Isso porque corresponde ao número de usuários que completam uma determinada ação esperada pela marca ou empresa. Assim, eles se tornam potenciais clientes, o que chamamos de “Leads”. 

Entretanto, para que isso aconteça, é importante que a empresa tenha os objetivos bem definidos. A conversão mais desejada costuma ser a de venda de um produto ou serviço, mas pode ser também visitas ao site da empresa, preenchimento de um formulário ou mesmo uma ligação telefônica. Tudo vai depender da sua escolha. 

Como ter acesso às métricas

Mas afinal, como ter acesso a essas informações? É bem simples: com um perfil público e comercial nas redes sociais, é só buscar pelo painel de informações e de análises. No Instagram, por exemplo, os dados estão presentes na aba “Insights”. 

Algumas empresas também buscam por ferramentas de monitoramento de redes sociais, como RD Station Marketing e Reportei. Assim é possível ter acesso às métricas dos perfis de uma ou mais redes sociais, além de agendar publicações. 

Se gostou desta publicação, leia também “46 termos que você precisa conhecer”. Lá apresentamos um dicionário com o significado das principais palavras relacionadas ao Marketing Digital.

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