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Quanto uma empresa de engenharia e construção deve investir em marketing digital?

Ainda há muitos profissionais, nos mais diversos setores da economia, que acreditam que alocar dinheiro para o marketing é um custo. No entanto, quem conhece mais a fundo a área e todas as possibilidades que ela apresenta, sabe que esse tipo de aporte é um investimento.

Entendendo essa diferença simples, mas fundamental, nós podemos partir para um segundo ponto da discussão: quanto deve ser destinado a esse tipo de investimento?

É essa resposta que nós vamos buscar te apresentar no decorrer desse texto. Se você também tem interesse em descobrir, nos acompanhe por este artigo. 

Por que minha empresa precisa investir em marketing digital?

Fonte da foto: Pexels

Por definição, o marketing digital tem como objetivo aproximar e conectar clientes às necessidades das empresas e soluções que têm a oferecer. Portanto, negócios que deixam de investir em marketing podem deixar de alcançar inúmeras vendas em potencial.

Cabe a ele criar, gerir e aplicar ações que promovam a marca, atraindo clientes e conquistando sua confiança e lealdade.

No caso do segmento de construção civil, as compras feitas por parte do público-alvo têm alto valor – há casos em que chegam a ser o maior investimento de suas vidas. Por isso é imprescindível que as estratégias corretas levem a sua companhia a transmitir toda a credibilidade que fará as pessoas se sentirem confortáveis a comprar.

Vale lembrar ainda que mais do que uma construção, seja uma casa, apartamento, indústrias ou prédio comercial, as empresas do ramo vendem e entregam a concretização de negócios, sonhos e desejos. Tudo isso só reforça a importância de um bom marketing, a fim de estabelecer conexões e levar o cliente a escolher você.

Vantagens em investir

Deseja conhecer melhor os benefícios que o investimento em marketing digital tem a oferecer para a sua empresa do ramo de engenharia e construção civil? Dá uma olhada em alguns dos principais logo a seguir:

  • Baixo custo:

O marketing digital exige investimentos menores do que o marketing tradicional (outdoor, anúncios impressos, inserções em rádio e tv).

  • Segmentação do público:

Diferente de anúncios tradicionais, que atingem diferentes públicos, o marketing digital permite criar campanhas específicas, atingindo determinados públicos – o que gera maior retorno.

  • Medida do retorno:

Com o marketing digital é possível medir a quantidade de acessos a uma campanha específica, bem como o retorno dessa, mensurando novos clientes ou contratos fechados. Ou seja, você tem acesso a um panorama mais claro do retorno do investimento.

  • Autoridade:

Destaque-se da concorrência se tornando autoridade, por meio de conteúdo relevante – o que aumenta a confiança do público e estreita laços.

  • Engajamento:

Por meio do marketing digital, é possível associar a sua empresa de construção civil a diversas ações e ideais, tornando-se engajado com conceitos atuais.

Como saber quanto minha empresa deve investir em marketing?

Fonte da foto: Unsplash

Agora que já parece bastante claro que o investimento em marketing digital é uma alternativa bastante atraente, precisamos compreender: quanto devemos aplicar?

De acordo com relatórios como o Forrester Research e da eMarketer, empresas já consolidadas no mercado costumam aportar até 6 a 12% do seu faturamento em marketing digital. No caso de empresas menores, em média, esses valores podem ser mais altos: há casos em que atingem até 12% a 20% do faturamento.

Por exemplo, podemos pensar no seguinte cenário: se uma empresa fatura R$10 milhões anualmente, ela pode reservar 3% para o marketing.

E esse cálculo pode ser utilizado sucessivamente, inclusive em empresas de menor porte – onde tudo vai depender dos objetivos e das ambições da empresa em aparecer, conquistar mercado, autoridade.

Mas, estes podem variar de empresa para empresa, sendo que os objetivos estratégicos e o tipo de negócio podem afetar esse percentual. Para isso, podemos considerar investimento em áreas como:

  • Gestão dos canais de marketing (mídias sociais, site, e-mail marketing, artigos);
  • Desenvolvimento de sites;
  • SEO (otimização de mecanismos de busca);
  • Campanhas institucionais;
  • Links patrocinados;
  • Assessoria de imprensa e cobertura de eventos, etc.


O marketing tem se tornado uma peça fundamental para as empresas que buscam crescer e se posicionar no mercado. Para isso, é importante investir em um bom planejamento e escolher as estratégias mais adequadas para o seu negócio. Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Fale com um de nossos estrategistas, estamos aqui para te ajudar.