Cada vez mais popular entre as empresas, a mídia paga é uma ótima alternativa para alcançar resultados em um período mais curto de tempo. Por isso, reunimos os principais motivos para você investir em anúncios na internet, além das plataformas mais conhecidas.
Mas, antes, é importante conhecer a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico. Isso porque nesta publicação abordaremos exclusivamente o tráfego pago que, a partir do investimento financeiro, permite que posts sejam impulsionados e patrocinados nas redes sociais. No Google, é possível pagar para aparecer nos primeiros resultados ou fazer anúncios em sites parceiros.
Já o tráfego orgânico, por outro lado, é uma forma de atrair o público-alvo sem gastar dinheiro para isso. Manter um perfil com publicações constantes nas redes sociais, por exemplo, pode ser uma forma de atrair tráfego orgânico. Outra maneira é realizar uma estratégia de SEO, especialmente no Google, para que as publicações da empresa em um site, blog ou mesmo nas redes sociais apareçam para mais pessoas quando buscarem um termo.
Agora, que você conhece a diferença, confira os principais motivos para investir em anúncios na internet:
1. Visualização de resultados em tempo real
Já pensou em ter acesso ao retorno sobre investimento (ROI) a qualquer momento? Isso é possível em anúncios feitos na internet, em que a visualização de resultados pode ser realizada em tempo real. Os anunciantes têm acesso a dados como:
- Aumento de tráfego
- Geração de Leads
- Envolvimento com as publicações
- Vendas geradas
Essas métricas permitem que você possa entender melhor o comportamento do seu público, incluindo quais são os tipos de conteúdo publicados que são preferidos por eles. Isso facilita que sejam desenvolvidas campanhas com impacto mais efetivo e, também, que alcancem um número ainda maior de usuários.
2. Número maior de pessoas atingidas
Durante a elaboração de uma campanha paga nas redes sociais, o anunciante tem acesso a uma estimativa dos resultados. Isso inclui, principalmente, o número de usuários que a publicação deve alcançar, ao contrário do que acontece quando o tráfego orgânico. Assim, o tráfego pago permite que um número maior de pessoas seja atingido.
Entretanto, antes de investir em anúncios pagos, é importante conhecer muito bem o público que deseja alcançar. Isso porque a campanha deve ser direcionada para garantir sucesso com o resultado das métricas.
Uma boa elaboração de campanha deve identificar e segmentar o seu público de acordo com:
- Características (faixa etária, gênero e localidades)
- Interesses (produto A ou B)
O ideal é que, mesmo que você não tenha uma persona criada, conheça pelo menos as características e dores do seu público. Uma outra alternativa é fazer, inicialmente, uma campanha de mídia paga como experimento. Isso deve ajudar a direcionar as campanhas futuras.
3. Investimento personalizado
Ao contrário do que acontece quando campanhas publicitárias são veiculadas em meios como rádio e TV, o anúncio pago na internet não tem um valor fixo de investimento. Assim, o investimento é personalizado e definido conforme as necessidades e objetivos da empresa contratante. Isso permite que o anunciante:
- Realize testes antes de fazer um investimento alto;
- Avalie como o público irá responder;
- Otimize e aumente aos poucos o investimento;
- Analise se está alcançando o retorno sobre investimento (ROI) esperado.
Principais plataformas de anúncios digitais
As principais plataformas de anúncios digitais estão presentes nas redes sociais por meio do Social Ads. É o caso do Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn. Já o Google possui o Google Ads, ferramenta que também é responsável pelos anúncios veiculados no YouTube.
É possível investir em anúncios digitais como:
- Links patrocinados nos buscadores;
- Banners, janelas pop-ups e anúncios gráficos;
- Posts patrocinados em redes sociais;
- Audiovisual em plataformas de vídeos.
Agora que você já conhece os principais motivos para investir em anúncios na internet, pode conferir outros conteúdos disponíveis no site. No blog da Taket você encontra informações que podem auxiliar também na elaboração de uma campanha digital.