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Por que o posicionamento é importante para empresas de engenharia, arquitetura e construção?

Imagine que um consumidor está procurando uma empresa de engenharia para contratar seus serviços. No entanto, há outras companhias oferecendo produtos similares.

Parte delas possui boa avaliação na internet e contam com amplo portfólio de clientes e estão há um tempo considerável atuando no segmento.

Diante desse cenário, é muito provável que a escolha seja realizada a favor daqueles nomes que mais se destacam no mercado. Seja pela forma de se comunicar, se apresentar ou pelos valores que carrega. Esse é o papel do posicionamento, e hoje nós vamos te dizer o porquê dele ser tão importante para empresas de engenharia.

O que é posicionamento de marca?

Posicionamento da Polyesportiva, empresa especialista em construção e reformas de quadras esportivas

Conforme antecipamos, posicionamento estratégico é a maneira como uma marca ou empresa se apresenta e se diferencia das demais no mercado, com base em seus valores e diante de seu público.

Com maior poder de escolha nas mãos dos consumidores, as marcas precisam reduzir o escopo de clientes que desejam atender. Inclusive, há saturação no mercado por conta de novos nomes, criados cada vez buscando atender desejos e necessidades ainda mais específicas.

Quer um exemplo para entender melhor o que é o posicionamento?

Quem busca ou pensa em quadras muito provavelmente vai se deparar com o nome da Polyesportiva. Conhecido player do segmento, teve sua marca mais fortalecida após o trabalho de rebranding pelo qual ela passou, no qual ficou definido o slogan “Quadras para grandes jogadas”. 

Afinal, mais do que marcar belos gols ou pontos, a experiência que uma quadra de qualidade oferece pode ultrapassar as quatro linhas gerando saúde, memórias e sentimentos. 

Como isso é possível? Graças ao posicionamento que cada uma delas assumiu.

Ao definir e adotar um posicionamento, as empresas decidem como vão ser no mercado e no imaginário de seus consumidores. Inclusive no segmento de engenharia.

Por que sua empresa de engenharia precisa de um posicionamento?

Uma empresa que não tem posicionamento de marca próprio dentro de seu ramo de atuação fica nas mãos do próprio mercado, que é quem vai fazê-lo. E aí, muito provavelmente, a sua marca pode ficar em um local que ela não gostaria de ocupar.

Mas mais do que evitar esse tipo de consequência negativa, adotar um posicionamento tem uma série de vantagens e benefícios para sua empresa, como:

  • Fidelização de clientes

O posicionamento que vai de encontro ao que seu público-alvo deseja, aliado à entrega de serviços eficazes, é uma receita perfeita para criar clientes fiéis, que vão defender a sua marca com unhas e dentes sempre que preciso – além de indicar e espalhar de forma orgânica, o seu nome.

  • Mais vendas

Fidelizar os clientes garante um número de vendas constantes. Além disso, é possível continuar atraindo novos interessados ao fazer sua marca mais famosa e conhecida, ainda que dentro do seu nicho específico de atuação.

  • CAC mais baixo e margem de lucro mais alta

Vale ressaltar que clientes fiéis são uma excelente vantagem para sua empresa pois além de manter em dia suas vendas, podem te ajudar a conseguir novos consumidores por meio de indicações e da propaganda orgânica que fazem, o que reduz o custo de aquisição de clientes (CAC). 

Além disso, já é de conhecimento comum que os valores para se manter um cliente são menores do que os necessários para a conquista de novos.

Então, com um nome bem visto no segmento, é possível valorizar ainda mais os seus serviços, aumentando os valores cobrados sem perder seus clientes – o que vai aumentar sua margem de lucro.

  • Construção da imagem da empresa

A empresa que consolida sua imagem dentro do seu mercado obtém vantagem competitiva, por meio de mais visibilidade e credibilidade, que são consequências naturais. Inclusive, boas estratégias de posicionamento são grandes aliadas em casos de cenários negativos, onde esse poder de comunicação pode ajudar a resolver a situação.

  • Auxílio na tomada de decisões

Ser referência e ter conhecimento dentro do seu segmento de atuação, no caso o da engenharia, vai ajudar sua empresa a identificar melhor as oportunidades e eventuais problemas.

Como sua empresa deve fazer seu posicionamento

Se você analisou bem todas as vantagens que o posicionamento têm a oferecer para sua empresa e optou por colocar a estratégia em prática, saiba que há uma série de pontos que são imprescindíveis para sua definição. 

E como não poderia deixar de ser, essas etapas dizem respeito ao marketing digital direcionado a empresas de engenharia, que norteia a forma de relacionamento e vendas entre empresa e público no segmento online, onde toda marca precisa estar presente.

Abaixo, listamos os principais passos a serem tomados pensando em se destacar da concorrência e cativar a atenção seus consumidores:

  • Elaboração de uma persona, para descobrir diante de quem sua empresa vai se posicionar;
  • Compreensão das dores e necessidades dos seus clientes;
  • Estabelecimento dos diferenciais competitivos de sua marca;
  • Realização de uma pesquisa de mercado para conhecer a concorrência, seus pontos fortes e pontos fracos, em cima dos quais você deve atuar;
  • Mapa de posicionamento, importante ferramenta que ajuda a visualizar a percepção dos consumidores do mercado de engenharia sobre a posição que as empresas ocupam no segmento.

Se você não tem ideia de como proceder com todos esses passos, saiba que contar com uma assessoria especializada pode ser a solução ideal para a sua empresa.

Opte por quem conheça o segmento de engenharia, para assim conseguir levar com consideração todas as particularidades do ramo na hora de levar sua companhia e marca para um novo patamar dentro do mercado.

Entre em contato com a Taket, setor de marketing digital para os ramos de engenharia, arquitetura e imobiliária, que está há mais de 7 anos contribuindo para que empresas usufruam das oportunidades que o digital tem a oferecer.