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Por que investir em endomarketing para empresas de engenharia?

A preocupação com o que pensam e o que sentem os funcionários tem se tornado cada vez mais importante dentro das grandes empresas. 

Neste sentido, buscando oferecer melhores condições e um ambiente mais satisfatório, empresas de engenharia têm recorrido a estratégias de endomarketing, vertente do marketing voltada para o time de colaboradores.

Você já ouviu falar sobre essa possibilidade? Continue nos acompanhando nesta leitura e conheça todas as possibilidades e vantagens que essa ferramenta tem a oferecer para sua empresa.

O que é endomarketing?

Fonte da foto: Pexels

É conhecido por endomarketing o conjunto de estratégias voltadas para ações internas das empresas, que têm como objetivo valorizar e formar equipes mais produtivas e engajadas para que, consequentemente, tenham sucesso nos projetos relacionados à organização.

Fazer com que os funcionários, que conhecem e lidam com os processos, ferramentas e estruturas de sua companhia, se sintam bem e acolhidos é fundamental. Afinal, eles são seus principais aliados na conquista do mercado – lógica que vale igualmente para o setor de engenharia.

Imagine colaboradores infelizes, que maldizem sua marca? Além de afetar negativamente a reputação, isso ainda mantém distante novos consumidores.

Portanto, vale destacar a importância de olhar com o mesmo carinho clientes e público interno, ambos igualmente responsáveis pelo sucesso de sua empresa.

Por que empresas de engenharia devem investir em endomarketing?

Conforme já mencionamos aqui no blog da TAKET, as compras envolvendo o ramo da construção civil e da engenharia envolvem altos valores. Por conta disso, exigem que as empresas disponham do máximo de diferenciais possíveis para que esses consumidores, que muitas vezes estão fazendo o maior investimento de suas vidas, escolham a sua marca.

Dessa maneira, se utilizar do endomarketing passa a ser uma maneira bastante eficaz de melhorar o clima dentro de uma empresa, que reflete diretamente em como ela se apresenta no mercado.

Afinal, além de mais produtivos, seus colaboradores tendem a “vestir a camisa” de maneira orgânica e verdadeira, defendendo-a diante de qualquer pessoa ou situação. E são relacionamentos assim que diferenciam empresas gigantes, como é o caso do Google ou Facebook, por exemplo.

Agora fica mais simples compreender que diversos aspectos de sua organização podem melhorar quando há investimento nas estratégias corretas.

Separamos a seguir algumas das principais vantagens de contar com estratégias de endomarketing em sua empresa de engenharia, como:

  • Atração e retenção de talentos;
  • Colaboradores mais motivados;
  • Aumento da satisfação dos profissionais;
  • Redução do turnover;
  • Equipe mais animada e produtiva;
  • Maior lealdade dos funcionários;
  • Menor índice de absenteísmo;
  • Melhora na qualidade de vida dos funcionários;
  • Comunicação mais eficiente dentro da empresa;
  • Clima organizacional mais saudável e eficaz.

Exemplos de estratégias de endomarketing para empresas de engenharia

Fonte da foto: Unsplash

Embora pareça simples contar com essas vantagens destacadas há pouco, é preciso contar com as estratégias corretas. Dentre as diversas táticas disponíveis quando se trata de endomarketing, nós temos alguns exemplos bastante interessantes – que podem servir como guia e inspiração para o que pode ser aplicado em sua organização:

  • Políticas de benefícios

Embora não sejam os únicos motivadores, é inegável a força que tem principalmente quando se trata de um colaborador decidir ou não seguir em seu negócio.

Portanto, além de salários competitivos, é importante oferecer benefícios diferenciados, especialmente relacionados ao bem estar –  como incentivo à saúde física e mental, auxílios que envolvam os filhos, família, etc.

  • Treinamento, aperfeiçoamento e desenvolvimento

Investir em educação e conhecimento é fundamental para melhorar os processos de trabalho. Cursos e treinamentos, por exemplo, ajudam a estimular a criatividade e dão oportunidade para que os funcionários almejam – e alcancem – o tão desejado crescimento profissional.

  • Eventos de integração

Esses momentos de descontração são essenciais para aumentar o senso de pertencimento, bem como participação na cultura e clima organizacional dentre os colaboradores. Ainda em tempos de home office vale estimular happy hours, dias temáticos, festas de fim de ano, aniversários, etc.

  • Feedback

A cultura do feedback é fundamental, e deve ser implantada em todo ambiente de trabalho. Além de permitir que o colaborador saiba em que ponto eventualmente ele precisa melhorar, receber elogios merecidos estimula e incentiva o cotidiano na empresa.

Um exemplo de como esse feedback pode ser realizado é por meio de campanhas, seja para o agradecimento individual ou conjunto. 

Abaixo, apresentamos dois vídeos produzidos pela TAKET que ilustram bem esse ponto: no primeiro, uma homenagem/agradecimento ao primeiro ano de uma colaboradora dentro da empresa Ridarp. 

No segundo caso, foi produzida uma campanha humanizada para a conscientização da importância do uso correto do EPI no ambiente de trabalho. Por meio de uma envolvente história, os colaboradores são levados a notarem a real diferença que esses equipamentos podem fazer em suas vidas.

Homenagem a gerente comercial Talita Sariego – Ridarp

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  • Pesquisas de satisfação

Muito importantes para conhecer o que seu público externo tem a dizer de sua empresa, esse tipo de pesquisa também é fundamental para dar voz aos seus colaboradores – seja em pontos que exigem atenção, mudança ou manutenção.

Vale questionar os trabalhadores sobre temas como ambiente organizacional, processos, benefícios, recursos, ferramentas utilizadas. Depois, tudo isso deve ser mapeado, de forma que seja possível compreender o que pode ser melhorado na organização.

Precisa de ajuda para implementar esse tipo de estratégia em sua empresa? Vem falar com um especialista da TAKET