Quando se trata de marketing, uma pergunta recorrente surge entre gestores, diretores e profissionais da área: é melhor investir em marketing de nicho ou adotar uma abordagem mais genérica? Essa é uma decisão estratégica que pode definir o sucesso (ou o fracasso) de uma marca no ambiente digital — especialmente em mercados mais técnicos e altamente especializados, como o de engenharia B2B.
O que é marketing de nicho?
O marketing de nicho foca em um público específico — no caso da Taket, trabalhamos com Marketing para Engenheiros, o nicho focado em Engenharia e Construção. A comunicação é direcionada, técnica e estratégica. Em vez de “falar com todos”, a marca fala com quem realmente importa: o cliente ideal.
Trabalhamos com públicos que valorizam:
- Profundidade técnica;
- Segurança;
- Conformidade regulatória;
- Inovação aplicada ao negócio;
- Parcerias de longo prazo.
O que é marketing genérico?
Já o marketing genérico busca atingir um público amplo e diversificado, com mensagens e campanhas que podem ser aplicadas a vários segmentos de mercado. Ele foca em volume, visibilidade e alcance massivo. É uma estratégia mais comum em setores de consumo como moda, alimentação ou tecnologia.
Porém, no B2B, como engenharia, isso raramente funciona.
Imagine uma empresa de engenharia naval tentando vender seus serviços usando a mesma linguagem e abordagem de uma marca de roupas esportivas? O resultado claramente é um público desinteressado, conteúdo raso e desperdício de recursos.
Por que o marketing de nicho é o caminho certo para empresas de engenharia B2B?
Um diretor de operações em uma empresa offshore, por exemplo, busca fornecedores que entendam a complexidade do seu negócio. Ele não está “navegando” no Instagram em busca de promoções — ele está procurando soluções de alto impacto e parceiros confiáveis.
A comunicação precisa ser especializada
Termos técnicos, cases de sucesso, documentos, artigos aprofundados e vídeos institucionais que geram conexões têm muito mais impacto que anúncios genéricos. O marketing de nicho permite construir autoridade e educar o mercado.
Relacionamentos valem mais que volume
No B2B da engenharia, muitas vezes, um único lead (potencial cliente) pode se transformar em um contrato de alto valor. O marketing de nicho prioriza o relacionamento, o conteúdo personalizado e o funil de vendas.
Posicionamento estratégico
Com a Metodologia do Mapa de Posicionamento (MDP) da Taket, conseguimos identificar os diferenciais competitivos dos nossos clientes, mapear as dores do ICP e construir campanhas com foco em performance e reputação.
Será que o marketing genérico realmente funciona?
Ele pode ser útil em algumas ações complementares de branding institucional ou divulgação de cultura organizacional — por exemplo, campanhas de valorização de colaboradores, participação em feiras do setor ou reconhecimento de marca. Ainda assim, o foco principal da comunicação precisa estar alinhado ao nicho e aos objetivos estratégicos do negócio.
O foco na Taket é a palavra-chave
Empresas de engenharia que investem em marketing genérico perdem tempo e dinheiro. Já aquelas que apostam em marketing de nicho têm mais chances de:
- Atrair os clientes certos;
- Fechar contratos de alto valor;
- Construir autoridade digital;
- Otimizar seu funil de vendas.
Nosso foco é traduzir a complexidade técnica em estratégias de marketing que geram resultados concretos. Aplicamos o M.D.P., um método proprietário e validado em cada projeto para garantir que a comunicação seja precisa, assertiva e relevante.
Vamos construir juntos o seu posicionamento estratégico!