Search
Close this search box.

Guias do Instagram: como usá-los no perfil da sua empresa

O Instagram vem inovando a cada ano e, apenas em 2020, lançou novidades como o Reels, Shop e Guias (também conhecido como Guide), da qual falaremos nesta publicação. Saiba o que são Guias do Instagram e como usá-lo no perfil da sua empresa. 

A seção de Guias foi lançada em maio de 2020, inicialmente, para perfis de saúde mental e bem-estar selecionados. A partir de novembro do mesmo ano, foi liberada para todos os usuários da plataforma. O recurso do Instagram funciona como um espaço de curadoria no perfil, em que é possível reunir publicações, produtos ou lugares de um tema específico em um único arquivo. Dessa forma, pode ser comparado a um conteúdo de Blog em formato de lista. 

Assim como é para o IGTV e Reels, o ícone das Guias – representado por um folheto – só aparece no perfil do usuário (ou empresa) se o perfil criar e publicar um conteúdo dentro da seção. Entretanto, é possível conferir também as publicações de outras contas na aba Explorar ou dentro do próprio Instagram Shop, que possui um espaço dedicado às recomendações de produtos. 

Tipos de Guia

O recurso de Guias conta com três categorias – e também possibilidades – para a publicação de conteúdos: Local, Produtos e Publicações. Cada uma possui funcionalidades específicas, que abordaremos a seguir. 

Guia de Local permite que o usuário recomende aos seguidores espaços como restaurantes, bares e, até mesmo, pontos turísticos.  Dessa forma, é uma boa opção para marcas e criadores de conteúdo relacionados ao setor de viagens ou gastronomia. 

Já o Guia de Produtos dá a possibilidade de indicar marcas e produtos que estão presentes no Instagram Shopping. Assim, torna-se uma opção ideal para criadores de conteúdo e influenciadores que fazem parcerias pagas ou não, ou mesmo empresas e empreendedores  que desejam divulgar os próprios produtos. 

Guia de Publicações, por sua vez, permite que o usuário selecione conteúdos ou publicações postadas ou salvas em sua conta na rede social. É ótimo tanto para criadores de conteúdos e influenciadores, quanto para empresas e empreendedores.

Como criar um Guia

Para criar um conteúdo dentro da seção é necessário abrir o perfil e clicar no ícone de “+” para abrir as opções. Em seguida, selecione Guia. Após isso, escolha o que deseja destacar: é possível escolher produtos, publicações ou recomendar um local. 

Se a opção escolhida for produto, é preciso ter um perfil com loja integrada ao Instagram Shopping. O produto que deseja incluir na lista deve ser selecionado e, em seguida, associado a uma publicação: é possível usar materiais do perfil da loja ou de sua própria conta. Depois, é só tocar em Avançar para começar a editar o Guia. 

É possível adicionar títulos, descrições e novos produtos para a lista. Após finalizar, é só clicar em Avançar e conferir os detalhes finais. A imagem de capa é personalizável. Para publicar em seu perfil, é só tocar em “Compartilhar”, e pronto: o Guia ficará disponível em uma área específica da conta. 

O conteúdo pode ser compartilhado através dos Stories ou Direct. 

Exemplos de conteúdo

Como vimos nos tópicos anteriores, o Guias do Instagram pode ser utilizado de diversas maneiras: um blog interno na rede social, uma newsletter da empresa e de seus produtos ou, até mesmo, reunindo as principais informações sobre um mesmo tema. 

O terceiro exemplo é mais utilizado em perfis de jornais ou revistas. Um dos casos, mencionado em uma publicação do Postgrain, é o portal de notícias UOL. A empresa reúne, em uma única publicação no Guias, as principais informações sobre as vacinas contra a Covid-19.

Assim, além de divulgar o próprio trabalho, o UOL produz e entrega um conteúdo de valor – o que também deve ser considerado por empresas de outros setores no momento de criar publicações para a rede social.

Uma das possibilidades para marcas é fazer uma curadoria de seus próprios produtos, semelhante a um catálogo. Para isso, pode escolher produtos que estão no Instagram Shop. Mas, caso não utilize a seção, é possível selecionar publicações que estão no Feed. 

Esse é o caso de um conteúdo da Panini & Cia. Panetteria, que em um único Guia, reuniu os doces prediletos de quem frequenta a padaria.

Se você gostou desta publicação, confira também “Importância do investimento em Marketing Digital durante a pandemia”

A TAKET é uma agência digital especializada em marketing para empresas da construção. Quer inovar e ser mais competitivo no mercado? Clique aqui e fale com um consultor.