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Estratégias para empresas de engenharia e construção

Vender diretamente para outras empresas tem uma série de particularidades. Isso se dá especialmente pelo fato de que cada organização precisa obedecer trâmites próprios para analisar e concretizar negociações.

Por tudo isso, geralmente se trata de um processo mais longo, que exige calma e paciência, onde qualquer tipo de ajuda pode ser muito necessário. Dessa forma, contar com as estratégias adequadas, a fim de facilitar todas as etapas possíveis, é uma decisão bastante acertada.

Vamos te apresentar sugestões que vão contribuir para que você facilite o processo de vendas da sua empresa de engenharia e construção.

  1. Automação de marketing

De maneira bastante simples, podemos dizer que as ferramentas de automação de marketing permitem que a sua empresa se relacione com muitas pessoas de forma personalizada, única e cativante. 

Outra função importante é conduzir seus leads pelo funil de vendas, fazendo um processo de segmentação bastante inteligente, que lhe permite realizar a venda no momento certo, para quem está pronto para efetuar essa compra.

Essas informações, aliadas a dados envolvendo quem comprou no site, em que momento e por qual canal chegou, ajudam a compreender o comportamento dos clientes. Dessa maneira, é possível que sua empresa aumente ou remaneje investimentos em mídias que trazem, ou não, bons resultados.

Por tudo isso, te aconselhamos a procurar e dar preferência a ferramentas de automação que se encaixem nas estratégias mais adequadas ao setor de engenharia e construção civil. Aliás, esses instrumentos nem sempre são aqueles que oferecem mais opções, e podem acabar confundindo mais do que ajudando.

  1. CRM (Customer Relationship Manager)

Outra ferramenta bastante importante para empresas, em especial as que atuam no segmento B2B, o CRM (Customer Relationship Manager) é usado pela equipe de vendas depois que o lead for considerado uma oportunidade real. Também podem ser administradas por esses softwares:

  • Pipeline de vendas;
  • Follow up de oportunidades;
  • Atividades externas (times de Field Sales);
  • Custos de visitas;
  • Histórico de relacionamento com cliente;
  • Carteira e status de cada oportunidade.

Fonte da foto: Pexels

  1. Software de precificação dinâmica

Como boa parte das plataformas de e-commerce para B2B não contam com recursos de precificação dinâmica, pode ser preciso adquirir este serviço à parte.

Normalmente, estes softwares entregam listas de preço diversas aos clientes, considerando histórico de compras, padrão de comportamento e ticket médio – bem como fatores alheios, como demanda, insumos e a economia.

Mas vale lembrar que, mesmo utilizando esse tipo de software para automação dessa etapa, é fundamental que o empresário saiba quando é o momento de interferir manualmente nos valores.

  1. Ferramenta de cotação para B2B

Há softwares no mercado que facilitam esse processo de fornecer cotações em tempo real, agilizando o atendimento e diminuindo as chances de erros e consequentes perdas de vendas.

Normalmente integrados ao software de CRM utilizado pela empresa, é capaz de oferecer propostas personalizadas, considerando inclusive o relacionamento que o cliente já tem com a companhia.

Fonte da foto: Freepik

  1. Software de Gestão de Propostas Comerciais

Responsáveis por gerir tarefas relacionadas ao envio de propostas comerciais, essas ferramentas tornam mais fácil o envio e recebimento desses documentos, a partir de quando a proposta é feita.

Para ficar mais claro, cabe a essa ferramenta gerenciar as seguintes etapas:

  • Elaboração da proposta;
  • Edição do conteúdo da proposta;
  • Diagramação do documento;
  • Recebimento do rascunho;
  • Finalização do PDF;
  • Envio ao cliente;
  • Apresentação ao cliente;
  • Envio ao setor de legal do cliente.
  1. Software de Gestão de Pré-Venda

Também conhecidos como LRM (Lead Relationship Manager), são ferramentas criadas com o intuito de auxiliar o trabalho dos profissionais de pré-venda (Lead Development Representative, Sales Development Representative e Business Development Representative). 

Esses softwares também são responsáveis por automatizar algumas atividades e criar um histórico de todo relacionamento com os leads nessa etapa.

  1. Plataforma para e-commerce

Talvez, esta seja uma das ferramentas mais básicas e fundamentais para qualquer tipo de empresa do ramo B2B. Por isso, é fundamental investir em uma boa plataforma, pensando em garantir a melhor experiência possível ao seu usuário/cliente.

Existem diversas plataformas de e-commerce planejadas especialmente para empresas que atuam no B2B, oferecendo funcionalidades específicas como:

  • Ferramentas de cálculo automático de impostos;
  • Opções de precificação diferenciada por perfil de cliente ou região geográfica;
  • Controle dos centros de distribuição;
  • Permissão de pedido de orçamento pelos visitantes e outras mais.

Além de todas essas ferramentas, também é indispensável contar com o apoio e a assessoria de um setor especializado, capaz de adequar as técnicas do marketing digital ao seu negócio.


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