Os vídeos são uma das melhores ferramentas de marketing para se comunicar com o público nas redes sociais, especialmente no ramo da construção civil. Por isso, reunimos neste artigo dicas de como usar o YouTube para divulgar a sua empresa.
Mas antes de entender como usá-lo na sua estratégia de marketing, é importante conhecer quais são os benefícios do investimento. De acordo com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas), o YouTube pode auxiliar na divulgação da marca e, até mesmo, traduzir este relacionamento em excelentes oportunidades de negócios.
Dessa forma, criar um canal no YouTube para a sua empresa mostra credibilidade e gera autoridade. Isso porque muitas pessoas têm o hábito de olhar vídeos da empresa antes de decidir sobre uma compra ou contratação. Nós abordamos mais sobre os hábitos dos consumidores no artigo “Estatísticas comprovam que vídeo marketing é o melhor aliado da sua empresa”.
Estratégia e planejamento
Contudo, a produção de vídeos deve ser realizada a partir de estratégia e planejamento. Afinal, ter um canal no YouTube para a sua empresa faz parte das ferramentas utilizadas no marketing digital. Por isso, a recomendação é que você contrate especialistas, como agências e produtoras.
E, falando em estratégia, é importante seguir algumas instruções antes de começar a publicar os vídeos no canal da sua empresa. Após criar a conta no YouTube, deve ser trabalhada a identidade visual do canal, inserindo uma foto de capa. Também é importante personalizar com links e informações relevantes sobre a marca.
Além disso, é importante adicionar um trailer, vídeo que será exibido em destaque toda vez que acessarem a página do canal da empresa. A recomendação é que o vídeo deve ser especial, já que será o responsável pela primeira impressão sobre a marca. A seguir apresentamos alguns exemplos:
Em janeiro de 2021, o canal da construtora MRV possuía como destaque um vídeo institucional sobre o ano novo:
A construtora Tenda também escolheu um vídeo com técnicas do storytelling para destacar no canal:
Já a Direcional Engenharia optou, no mesmo período, por um vídeo apresentando uma nova iniciativa da construtora:
Dessa forma, é possível concluir que, ainda que façam parte do ramo da construção civil, as empresas utilizam estratégias diferentes para dialogar com o público e divulgar a própria marca. Por isso, saiba identificar qual é a melhor para a sua empresa antes de começar a produzir os vídeos. Já refletiu?
Conteúdo
Pensar em estratégias é, também, definir o conteúdo dos vídeos que serão publicados no canal da sua empresa no YouTube. Dessa forma, é necessário que o tom de voz da marca transpareça nos vídeos, assim como nos demais meios de comunicação com o público. Isso é importante para garantir uma base de seguidores que têm conexão com a empresa e seus produtos, de acordo com a plataforma Inovação Sebrae Minas.
E definir como o tom de voz da empresa será transmitido também inclui escolher os formatos de vídeos que estarão presentes no canal. Os mais conhecidos são informativos, DIY, séries e vlog. A partir disso, é importante criar uma frequência de publicação dos vídeos. Ela pode ser semanal, diária ou mesmo quinzenal, de acordo com a necessidade e objetivo da empresa.
Para te ajudar a entender como isso funciona na prática, reunimos exemplos de canais no YouTube que abordam temas da construção civil:
Casa das Cercas
O vídeo do canal da Casa das Cercas é um ótimo exemplo de como divulgar o seu produto, mas de forma informativa. Neste vídeo, são apresentados os tipos de telas de alambrado que são vendidos pela empresa.
Marcelo Akira
Melhor do que divulgar o próprio trabalho no YouTube, é se tornar uma autoridade no assunto para os seguidores. O engenheiro Marcelo Akira, com 277 mil inscritos, publica em seu canal vídeos com dicas sobre o ramo da construção civil, além de compartilhar a rotina no canteiro de obras.
Neste vídeo, Marcelo Akira dá dicas de como economizar na construção da casa própria:
Pozosul Cimentos
A Pozosul Cimentos lançou uma série chamada “Mito ou Verdade”, em que os próprios funcionários da empresa esclarecem dúvidas dos clientes e consumidores. É um ótimo exemplo de como dar visibilidade aos colaboradores da sua empresa.
Neste vídeo, os colaboradores explicam sobre a aplicação de um cimento para todos os tipos de obras:
Agora, que você conferiu as dicas de como usar o YouTube para divulgar a sua empresa, que tal conhecer uma das principais estratégias do vídeo marketing? Saiba aqui como o storytelling em vídeos pode contribuir com empresas da construção civil.