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Divulgue a sua empresa da Construção Civil com o Youtube

Os vídeos são uma das melhores ferramentas de marketing para se comunicar com o público nas redes sociais, especialmente no ramo da construção civil. Por isso, reunimos neste artigo dicas de como usar o YouTube para divulgar a sua empresa.

Mas antes de entender como usá-lo na sua estratégia de marketing, é importante conhecer quais são os benefícios do investimento. De acordo com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas), o YouTube pode auxiliar na divulgação da marca e, até mesmo, traduzir este relacionamento em excelentes oportunidades de negócios.

Dessa forma, criar um canal no YouTube para a sua empresa mostra credibilidade e gera autoridade. Isso porque muitas pessoas têm o hábito de olhar vídeos da empresa antes de decidir sobre uma compra ou contratação. Nós abordamos mais sobre os hábitos dos consumidores no artigo “Estatísticas comprovam que vídeo marketing é o melhor aliado da sua empresa”

Estratégia e planejamento

Contudo, a produção de vídeos deve ser realizada a partir de estratégia e planejamento. Afinal, ter um canal no YouTube para a sua empresa faz parte das ferramentas utilizadas no marketing digital. Por isso, a recomendação é que você contrate especialistascomo agências e produtoras

E, falando em estratégia, é importante seguir algumas instruções antes de começar a publicar os vídeos no canal da sua empresa. Após criar a conta no YouTube, deve ser trabalhada a identidade visual do canal, inserindo uma foto de capa. Também é importante personalizar com links e informações relevantes sobre a marca. 

Além disso, é importante adicionar um trailer, vídeo que será exibido em destaque toda vez que acessarem a página do canal da empresa. A recomendação é que o vídeo deve ser especial, já que será o responsável pela primeira impressão sobre a marca. A seguir apresentamos alguns exemplos:

Em janeiro de 2021, o canal da construtora MRV possuía como destaque um vídeo institucional sobre o ano novo:

construtora Tenda também escolheu um vídeo com técnicas do storytelling para destacar no canal: 

Já a Direcional Engenharia optou, no mesmo período, por um vídeo apresentando uma nova iniciativa da construtora: 

Dessa forma, é possível concluir que, ainda que façam parte do ramo da construção civil, as empresas utilizam estratégias diferentes para dialogar com o público e divulgar a própria marca. Por isso, saiba identificar qual é a melhor para a sua empresa antes de começar a produzir os vídeos. Já refletiu? 

Conteúdo

Pensar em estratégias é, também, definir o conteúdo dos vídeos que serão publicados no canal da sua empresa no YouTube. Dessa forma, é necessário que o tom de voz da marca transpareça nos vídeos, assim como nos demais meios de comunicação com o público. Isso é importante para garantir uma base de seguidores que têm conexão com a empresa e seus produtos, de acordo com a plataforma Inovação Sebrae Minas.

E definir como o tom de voz da empresa será transmitido também inclui escolher os formatos de vídeos que estarão presentes no canal. Os mais conhecidos são informativos, DIY, séries e vlog. A partir disso, é importante criar uma frequência de publicação dos vídeos. Ela pode ser semanal, diária ou mesmo quinzenal, de acordo com a necessidade e objetivo da empresa. 

Para te ajudar a entender como isso funciona na prática, reunimos exemplos de canais no YouTube que abordam temas da construção civil: 

Casa das Cercas

O vídeo do canal da Casa das Cercas é um ótimo exemplo de como divulgar o seu produto, mas de forma informativa. Neste vídeo, são apresentados os tipos de telas de alambrado que são vendidos pela empresa. 

Marcelo Akira 

Melhor do que divulgar o próprio trabalho no YouTube, é se tornar uma autoridade no assunto para os seguidores. O engenheiro Marcelo Akira, com 277 mil inscritos, publica em seu canal vídeos com dicas sobre o ramo da construção civil, além de compartilhar a rotina no canteiro de obras. 

Neste vídeo, Marcelo Akira dá dicas de como economizar na construção da casa própria: 

Pozosul Cimentos 

Pozosul Cimentos lançou uma série chamada “Mito ou Verdade”, em que os próprios funcionários da empresa esclarecem dúvidas dos clientes e consumidores. É um ótimo exemplo de como dar visibilidade aos colaboradores da sua empresa. 

Neste vídeo, os colaboradores explicam sobre a aplicação de um cimento para todos os tipos de obras: 

Agora, que você conferiu as dicas de como usar o YouTube para divulgar a sua empresa, que tal conhecer uma das principais estratégias do vídeo marketing? Saiba aqui como o storytelling em vídeos pode contribuir com empresas da construção civil