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Devo investir em Marketing Digital durante a pandemia?

Desde março de 2020, a pandemia do coronavírus têm impactado a rotina de pequenas, médias e até mesmo grandes empresas do Brasil e do mundo. A melhor solução encontrada para tentar contornar a crise é a internet e, por isso, abordaremos neste artigo sobre a importância do investimento em Marketing Digital durante a pandemia

Mas antes é necessário esclarecer alguns aspectos. Caso você ainda não tenha muita familiaridade com o termo, aqui vai uma explicação: o Marketing Digital reúne diversas ações que as empresas desenvolvem na internet e, também, em outros meios digitais. Como por exemplo, telefonia celular. 

Neste contexto, destacam-se três tipos de Marketing Digital: o de Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO), o de Design de site profissional e o de Conteúdo, que aprofundaremos mais durante este artigo. A explicação de outros termos está disponível em “Dicionário do Marketing Digital: 46 termos que você precisa conhecer”. ‍

Investimento em Marketing Digital 

O objetivo final de todos os tipos de Marketing Digital é o mesmo: divulgar e comercializar produtos ou serviços. E com a internet, fica mais fácil e ágil conquistar novos clientes e melhorar a rede de relacionamento da sua empresa. Mas, para isso, é necessário investimento. E não só financeiramente. 

Isso porque produzir conteúdo para as redes sociais exige tempo, dedicação e, principalmente, experiência. Dessa forma, busque por profissionais qualificados. Com uma equipe em sintonia, é possível colocar em prática ações de Marketing Digital que podem fazer a diferença para o sucesso da empresa durante a pandemia. 

Em um artigo publicado em março de 2020, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) destaca quatro formas de manter as vendas durante a crise. E para isso, a inovação deve ser a palavra norteadora em todo o processo. Afinal, momentos de crise exigem soluções rápidas. 

Uma das sugestões é instalar o WhatsApp Business, ferramenta que auxilia o processo de comunicação dos negócios. E aqui é importante ressaltar uma estatística: números retirados pelo Resultado Digitais de um relatório produzido pela We Are Social, em parceria com Hootsuite, apontam o WhatsApp como a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros. Então, se a sua empresa ainda não utiliza o aplicativo para manter contato com os clientes, é hora de agir. 

Outra alternativa apontada pelo Sebrae é comunicar-se com o público. Neste contexto, a presença nas redes sociais é parte fundamental. E isso pode ser executado, justamente, por meio do Marketing de Conteúdo, com publicações em texto, vídeo e até mesmo anúncios – que abordaremos mais no próximo tópico. 

As outras formas sugeridas são: investir no serviço de entrega em domicílio, também conhecido como delivery e, também, se capacitar para adquirir novos conhecimentos e habilidades empreendedoras e de gestão. Esses aspectos, além de envolverem de forma indireta o Marketing Digital, podem ser relacionados a outro conceito: o Vendarketing, outro tema de artigo aqui no Blog da TAKET. ‍

Anúncios‍

E se você deseja alcançar um maior número de clientes em um menor curto de tempo, a sua estratégia deve incluir também o investimento em anúncios – o que muitas empresas já têm feito há pelo menos dois anos e que, com a pandemia, aumentaram. 

É o que apontam as estatísticas. De acordo com um estudo da empresa Socialbakers, divulgado pelo Meio e Mensagem, o investimento das marcas em redes sociais cresceu 26% entre abril e junho de 2020. A comparação é com o final do primeiro trimestre do mesmo ano. Imagina só o quanto esse número deve ter aumentado em outros meses! 

O anúncio é uma forma de atrair o público-alvo por meio do investimento financeiro para impulsionar publicações nas redes sociais. No Google, por exemplo, é possível pagar para aparecer nos primeiros resultados ou fazer anúncios em sites parceiros. Em relação à outras formas de publicidade, os anúncios têm como vantagem: 

  1. Visualização de dados em tempo real;
  2. Número maior de pessoas atingidas;
  3. Investimento personalizado.

Explicamos mais sobre cada um desses tópicos no artigo “Principais motivos para você investir em anúncios na internet”.

A TAKET é uma agência digital especializada em marketing para empresas da construção. Quer inovar e ser mais competitivo no mercado? Clique aqui e fale com um consultor.