A pandemia do coronavírus também impactou, em 2020, a relação dos brasileiros com o audiovisual. É o que aponta um estudo recente da Kantar IBOPE Media, o “Inside Vídeo: A (Re)descoberta”. Com o resultado, foi possível concluir que o consumo de vídeos bateu recorde no Brasil durante a pandemia.
O mais novo estudo sobre o cenário da indústria no Brasil foi divulgado pela empresa no dia 4 de março de 2021. De acordo com a Katar, 80% dos brasileiros assistiram vídeos online gratuitos em 2020. O número é superior à média global, que corresponde a 65% dos estrangeiros. O mesmo cenário se repete em outras duas formas de consumo analisadas:
Consumo de vídeos em redes sociais
Brasileiros: 72%
Média global: 57%
Consumo de vídeos em serviços por assinatura
Brasileiros: 62%
Média global: 50%
O estudo também revelou que mais de 204 milhões de brasileiros assistiram televisão em 2020. Além disso, o tempo de duração em que deixaram a TV ligada, todos os dias, foi de 7 horas e 9 minutos. O número é 37 minutos superior ao de 2019 e o mais alto dos últimos cinco anos.
E claro que os streamings não poderiam ficar de fora. Em média, cada usuário passou 1h49 por dia assistindo serviços de vídeo on demand pagos em 2020. Contudo, somente 8% dos usuários afirmam que não cancelariam o serviço que assinam por motivo nenhum, o que pode ser um desafio para o mercado.
Audiência
Mas os recordes não param por aí. No ano da pandemia foram registradas 38 das 50 maiores audiências dos últimos cinco anos. As pessoas passaram, em média, 30% a mais de tempo assistindo canais de notícias. O pico aconteceu em 24 de março, data em que foi atingido um percentual 23% maior do que a média anual de 18,25%.
De acordo com o Inside Video, isso ocorreu porque no mesmo dia foram anunciadas notícias como o fechamento do comércio em todas as capitais do país, o adiamento da Olimpíada de Tóquio e o alerta da OMS colocando os EUA como novo epicentro mundial da pandemia de Covid-19.
Publicidade
Atenta às mudanças, a área da publicidade e propaganda ganhou novas formas no vídeo em 2020, como uma maneira de se aproximar do público durante o isolamento social. Um exemplo disso é que em agosto, 8% dos brasileiros disseram ter escaneado um QR Code pela primeira vez na pandemia.
Os players de streaming também aproveitaram o momento. De acordo com o estudo, eles aumentaram suas atividades publicitárias em 82%, em comparação a 2019. Além disso, as plataformas investiram em pelo menos 3 meios em 2020. Isso demonstra a importância de investir em multimeios.
Redes sociais
Os resultados vão de encontro com um estudo da Socialbakers, divulgado pelo Meio e Mensagem. De acordo com a empresa, o investimento das marcas em redes sociais cresceu 26% entre abril e junho de 2020. A comparação é com o final do primeiro trimestre do mesmo ano.
Além disso, durante o período analisado, o vídeo foi um dos formatos publicitários que mais engajaram nas redes sociais. Nós mencionamos esses e outros dados no artigo “Estatísticas comprovam que vídeo marketing é o melhor aliado da sua empresa”.
Consumo de vídeos na internet
Uma pesquisa realizada pela divisão de mídia da Nielsen Brasil em parceria com a Toluna, também apresentou resultados semelhantes aos da Katar IBOPE Media. Os dados revelaram que o consumo de vídeos, filmes ou programas de televisão foi a principal atividade de brasileiros na internet durante a pandemia.
Foram ouvidas 1.260 pessoas das classes A, B e C pela pesquisa. Destas, 97,5% informaram que utilizaram a internet todos os dias durante o isolamento social. Além disso, 93,2% responderam que acessaram o ambiente digital para assistir filmes, vídeos e programas de TV. O streaming de música veio em seguida, com 86,9%.
Com tantos dados positivos, você deve ter notado que o vídeo é um investimento interessante para as empresas, né? Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, indicamos três publicações em nosso Blog:
– Devo investir em Marketing Digital durante a pandemia?
– Como o storytelling contribui para o crescimento da sua empresa
– Divulgue a sua empresa da Construção Civil com o Youtube
A TAKET é uma agência digital especializada em marketing para empresas da construção. Quer inovar e ser mais competitivo no mercado? Clique aqui e fale com um consultor.