Recentemente, temos acompanhado a febre da rede social TikTok que já é, fora do Brasil, tão popular quanto o WhatsApp, Instagram e Facebook. E ela veio para trazer mudanças significativas quando se trata de ações de marketing de influência.
Muitos mercados, inclusive o imobiliário, têm tirado vantagem do aplicativo bem como de todas as suas funcionalidades para criar conteúdos cada vez mais criativos, atrativos e marcantes, capazes de aumentar o alcance da marca, alcançando novos públicos. E melhorando a relação de confiança com os clientes.
Sabendo da importância que esse app tem para as ações de marketing de influência e como ele pode te ajudar a alavancar a arrecadação na venda e aluguel de imóveis, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o TikTok. E como ele tem sido utilizado nessa área. Continue lendo e descubra mais sobre o assunto!
Tik Tok é a rede social do momento
O TikTok é um app focado na produção de pequenos vídeos. E que possui inúmeros efeitos de edição que não podem ser encontrados em outros Apps parecidos.
Além disso, a cultura do aplicativo foi projetada para que seus usuários ajudassem uns aos outros a se popularizar rapidamente na web, gerando vídeos virais com grande facilidade.
Quando surgiu o TikTok
A plataforma foi criada por uma empresa chinesa, lançada em novembro de 2017. E não muito tempo depois já tinha grande público nos Estados Unidos, assim como Austrália e diversos outros lugares do mundo, tendo seu maior número de usuários na China e Índia.
Atualmente a plataforma está disponível em mais de 150 mercados e em 75 línguas. E já bateu a marca de um bilhão de downloads.
Por trás de números tão expressivos estão jovens e adolescentes entre 16 e 24 anos que correspondem a 41% dos usuários da rede.
Talvez você esteja se perguntando o que tem a ganhar ao usar o app se esse não for o seu público alvo. É disso e de inúmeras outras coisas que relacionam o TikTok a diversas ações de marketing de influência que trataremos no tópico a seguir.
TikTok e as ações de marketing de influência
A verdade é que qualquer rede social que tenha números como os do TikTok deve ficar no radar das empresas. E ser considerada como uma poderosa ferramenta para ações de marketing de influência.
Contudo, a análise da compatibilidade do público-alvo com os usuários da plataforma deve ser uma das primeiras coisas a se fazer.
Como você já sabe, boa parte dos usuários do app tem entre 16 e 24 anos. E buscam por conteúdos divertidos, o que pode ser excelente para empresas mais despojadas. E com público-alvo mais jovem que ficará feliz de ver os “bastidores” por meio do aplicativo.
Contudo, se a sua empresa é mais formal e seus clientes fogem dessa faixa etária,como é o caso do mercado imobiliário, saiba que também é possível utilizar os recursos da plataforma a seu favor.
E inovar nas ações de marketing de influência, como a Construtora Mingardi & Elias tem feito ao divulgar vídeos de imóveis curtos e criativos que destacam suas propriedades das demais.
Como o TikTok é utilizado no mercado imobiliário?
Quando se trata do mercado imobiliário, é possível utilizar o TikTok como uma rede social para fidelizar clientes. E também como um belo editor de vídeo, simples, prático bem como capaz de agregar valor aos seus imóveis.
As melhores ações de marketing de influência utilizam os dois, aliando vídeos de alta qualidade, que retratam o ambiente da construtora passando confiança assim como credibilidade ao público, a vídeos curtos e descontraídos de exposição de imóveis, que podem e devem ser publicados também em outras redes sociais.
Inclusive, essa é uma das maiores vantagens de investir no app. Os conteúdos expostos nele podem ser compartilhados com facilidade para outras redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp. Isso garante que os vídeos criados a partir dessa plataforma sejam vistos por um público diferenciado, que está presente em outras redes.
Um grande exemplo disso é a Construtora Mingardi & Elias que tem investido em ações de marketing de influência utilizando o aplicativo. Ela expõe semanalmente vídeos de imóveis de seus clientes. E esta ação não apenas gera interesse por parte dos usuários, como também torna possível que futuros clientes tenham uma visão da empresa bem como de seus negócios em pouco tempo.
Como o mundo está cada vez mais visual, trocar as famosas fotos do imóvel por vídeos interessantes é uma tendência que deve ser seguida por todas empresas que trabalham com propriedades imobiliárias.
Principais estratégias de marketing de influência dentro do TikTok
Agora que você já sabe um pouco sobre o que essa plataforma é e como ela é utilizada no mercado imobiliário, veja a seguir as principais estratégias que são aplicadas pelo setor. De modo geral, no TikTok as empresas podem adotar ações de marketing de influência de três tipos. São eles:
- Campanhas pagas onde o conteúdo publicado pelo influenciador é patrocinado pela marca;
- Vídeos produzidos no feed: Nesse, o conteúdo patrocinado fica permanente no feed da empresa assim como do influenciador;
- Hashtags com desafios: que servem basicamente para engajar os usuários com a marca por meio de uma hashtag desafiadora que diversas outras pessoas queiram fazer.
É importante considerar diversos fatores para escolher entre eles, como o orçamento, perfil da empresa, entre outros. E a partir disso adaptar a ferramenta da melhor forma possível.
Quando se trata do mercado imobiliário, uma opção muito utilizada é contratar um influenciador da área da construção civil para apresentar as casas, além de apartamentos e outros imóveis em seus próprios perfis. Isso garante que o público esteja segmentado o bastante por interesses, o que aumenta as chances de gerar retorno financeiro para a empresa.
E então, entendeu como o mercado imobiliário pode se beneficiar de ações de marketing de influência realizadas no TikTok? Siga o exemplo da Construtora Mingardi & Elias, utilize-as em seu negócio bem como aproveite as inúmeras vantagens competitivas que o TikTok pode oferecer ao seu negócio!