IGTV, Reels, Feed, Stories, Ao Vivo… São tantas as possibilidades de se comunicar com o público na internet, que pode tornar até difícil escolher qual é a melhor para a sua empresa, não é mesmo? Para solucionar esse problema, conheça detalhes sobre os recursos do Instagram e Facebook para publicação de conteúdo.
Desde 2012, o Instagram pertence à companhia de Mark Zuckerberg, também fundador do Facebook. Isso permite que uma mesma publicação do Feed é Stories possa ser compartilhada nas duas redes sociais,simultaneamente. Entretanto, cada rede social possui especificações próprias.Abordaremos sobre isso durante os tópicos a seguir:
Stories
Os stories são importantes para manter o perfil da sua empresa em evidência, diariamente. Isso porque as publicações aparecem em destaque no início da tela, despertando a curiosidade dos clientes em visualizá-los.
E, neste caso, as possibilidades de publicação são inúmeras. É possível compartilhar um conteúdo do Feed,publicar fotos e vídeos com filtros e efeitos, estimular a interação dos seguidores com enquetes e caixas de perguntas. Tudo isso, no máximo, em 15 segundos.
As publicações nos Stories são apagadas após 24 horas, mas é possível mantê-las por tempo indeterminado nos “Destaques”, extensão que fica no perfil do usuário. Mas esse recurso só é válido para o Instagram, ok?
Como já mencionamos anteriormente, os usuários podem compartilhar uma mesma publicação do Stories no Instagram e no Facebook. Entretanto, ao fazer a publicação cruzada no Facebook, alguns recursos podem ficar de fora. São eles:
· Recompartilhamento de menções;
· Recompartilhamento de publicações do feed;
· Stories ao vivo;
· Stories arquivados;
· Links para conteúdo de marca.
Além disso, as figurinhas com recursos interativos não funcionam. São elas: de contagem regressiva, doação, teste, hashtag, bate-papo,música e letra de música. Os demais recursos são exibidos na publicação cruzada entre o Instagram e o Facebook. As informações são da Central de Ajuda para Empresas, do Facebook.
Feed
Importante para transmitir a identidade da empresa, o Feed Corresponde aos conteúdos exibidos na página principal do perfil. Por isso, não possuem tempo de validade, ao contrário dos Stories.
Nele, a empresa pode apostar em fotos e vídeos para se conectar com o público. É importante que as publicações estimulem a interação, tenham excelente qualidade de imagem e também hashtags, para que alcancem um número maior de usuários.
No Feed, podem ser publicados vídeos com duração máxima de 60 segundos. Eles podem ser de três formatos: Quadrado, Paisagem e Vertical. As medidas estão disponíveis aqui no Blog, no artigo “Durações e tamanhos de vídeos permitidos nas principais redes sociais”.
Outra opção de publicação no Feed que tem se destacado é o Carrossel, que você pode encontrar alguns exemplos no perfil da Taket, no Instagram.
Timeline
Já no Facebook, o recurso semelhante ao Feed é a Timeline,página em que as publicações aparecem para os usuários. Devido ao algoritmo da rede social, muitas empresas buscam pagar para impulsionar as publicações para que tenham mais chance de que os seguidores visualizem.
Mas essa não é a única alternativa. Uma outra forma de alcançar os usuários é com conteúdos que estimulem a interação e, também, mostrem um conteúdo relevante para o cliente.
Se você quer saber mais sobre como anunciar no Facebook,recomendo o artigo “Principais Motivos para você investir em anúncios na internet”.
IGTV
O IGTV é um aplicativo de vídeos longos do Instagram. O recurso é uma ótima opção para quem possui familiaridade com o YouTube, já que também exige uma produção maior e mais elaborada.
Entretanto, é recomendável que os vídeos sejam publicados no formato vertical. Em relação ao tempo de duração, é possível publicar, a partir de um dispositivo móvel, vídeos de no máximo 15 minutos. Se for carregado pela web, o vídeo pode chegar a ter até 60 minutos.
Além disso, após uma transmissão ao vivo, o usuário tem a opção de disponibilizar a live gravada no perfil, por meio do IGTV.
Transmissão Ao Vivo
A transmissão ao vivo é um recurso valioso para as empresas no Instagram e Facebook. Isso porque o algoritmo das redes sociais prioriza os vídeos em streaming, até mesmo notificando os usuários quando um perfil seguido inicia uma live.
No Instagram, as transmissões ao vivo devem ter, no máximo,60 minutos de duração. Já no Facebook, uma live pode chegar até 8 horas.
É possível fazer transmissões ao vivo de eventos, palestras, entrevistas e, até mesmo, apresentações musicais que se tornaram populares durante o período de isolamento social pela vida-19. Confira alguns exemplos de lives corporativas no perfil da Taket, no Instagram.
Reels
O Reels é uma espécie de TikTok do Instagram. Nele, os usuários podem compartilhar vídeos criativos com até 30 segundos de duração. Dessa forma, o recurso é uma ótima oportunidade para mostrar a personalidade e autenticidade da marca.
É permitido adicionar um vídeo da galeria, assim como incluir músicas e filtros. Caso Preferir, o usuário pode fazer dublagem a partir do áudio de outro Reels Publicado no Instagram.
O melhor é que os vídeos publicados no Reels são exibidos na página de “Descoberta” da rede social, o que permite um número maior de visualizações em relação ao IGTV e, até mesmo, Stories.
Os vídeos publicados no Reels também podem ser compartilhados no Stories.
Instagram x Facebook
Mas afinal, qual é a melhor rede social para as empresas? A Resposta é: Depende. Isso porque antes de investir no Instagram ou Facebook, é importante conhecer o perfil do cliente da sua empresa, a partir da definição de persona (e também público-alvo).
Assim, após ter conhecimento das dores e necessidades do seu cliente, será possível entender em qual rede social ele está presente e, ainda,quais são os recursos mais consumidos por ele no Instagram e Facebook. Depois,é só partir para a publicação de conteúdo.
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