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Crie presença digital com o Google Meu Negócio

Posicionar sua empresa no mercado

O Marketing Digital oferece muitas alternativas às empresas que querem se posicionar como marcas relevantes.

Redes sociais, sites, técnicas e dezenas de tipos de profissionais recheiam a internet com material publicitário de todos os tipos.

Com uma gama tão ampla e variada de oportunidades de abordagem e perfil, o ambiente digital se torna muito apropriado para todo tipo de estratégia, para todo tipo de empresas e de pessoas.

A internet é um terreno fértil para desenvolver uma marca e posicioná-la na vitrine que são as telas dos computadores e celulares.

Ao mesmo tempo em que isso contribui muito para as empresas construírem seus modelos de marketing, também pode gerar alguma confusão. Diante de tantas portas abertas, podemos não saber por quais entrar. Diante de tantas estradas a escolher, podemos nos sentir em um labirinto.

Nessa confusão, muitas empresas acabam negligenciando o Google Meu Negócio, que é na verdade uma excelente opção para o posicionamento de marca.

Para as construtoras, ele é indispensável. Dificilmente uma construtora que não o utilize será bem vista no ambiente da internet. Às vezes, não será nem encontrada.

O que é Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita de criação de perfis empresariais. Vamos explicar.

Sabe aquela janelinha que aparece ao lado dos links quando você pesquisa por uma empresa no Google? Aquele é o Perfil de Negócio da empresa, criado pela ferramenta Google Meu Negócio.

Essa janela apresenta as informações essenciais básicas da empresa, como fotos, localização e horários de funcionamento.

Ele também vincula a sua pesquisa ao Google Maps com o endereço da empresa, e apresenta os links para o website da empresa, e outras formas de contato como telefone e e-mail.

Ali você também pode conferir a avaliação e os comentários de clientes sobre aquela empresa, seus produtos e seu atendimento.

A importância do Perfil de Negócio

Como deve ter ficado claro, o Perfil de Negócio é muito revelador sobre a sua empresa. Tudo ali contribui para a imagem que dela formará quem por ela pesquisar.

Por isso, é importante dedicar um tempo para ter boas fotos nesse perfil, e boas avaliações.

Um meio de contato com os clientes

Como dissemos, por meio do Perfil de Negócio os clientes podem interagir com a empresa, fazendo avaliações e comentários.

Isso é uma excelente maneira de expor seus produtos e serviços à crítica do público, e expor essa crítica aos olhos do público maior que não conhece sua empresa, mas calhou de dar com ela na internet.

Mas essas avaliações não são organizadas de tal forma que sua empresa seja tratada como um prato do Masterchef, que é avaliado pelo júri sem poder se manifestar. Bem ao contrário, essa ferramenta é também um meio de contato com seus clientes.

Veja que, para uma pessoa dar a um produto ou serviço uma avaliação, ela precisa de uma motivação suficiente. Não conheço ninguém cujo hobby seja dar estrelinhas às empresas com quem você comprou.

Uma pessoa avalia uma empresa:

  1. Se sua experiência com ela foi muito boa;
  2. Se foi muito ruim;
  3. Ou se alguém lhe pedir que o faça.

E o Google sugere, sim, que os clientes avaliem as empresas.

Por isso, o Perfil de Negócio é uma ferramenta certeira para você avaliar os feedbacks que anda recebendo, e que normalmente só surgiriam em rodas de amigos.

E, mais ainda, é uma ferramenta certeira para você interagir com esses feedbacks crescer por dentro e por fora.

Por que dar atenção ao seu Perfil de Negócio

1) Vitrine Virtual

Com fotos, localização, avaliações e comentários, o Perfil de Negócio serve como uma vitrine virtual da sua empresa, ainda mais detalhada e rica de informações que uma vitrine normal.

2) Saiba quantas pessoas interagem com o perfil

O Google Meu Negócio dá às empresas métricas de visitas, pesquisas e cliques no seu perfil. E até mesmo o número de pessoas que ligaram com o número de telefone que você colocou lá.

Isso dá uma boa noção da presença que o nome da empresa tem na internet.

3) Conheça quem são seus clientes

Quem avalia e comenta é quem já comprou com você. Ora, com essa lista de nomes, você já sabe quem já é seu cliente, e isso é informação importante para uma empresa.

O Google Meu Negócio te informa, num relatório mensal, não só quantas pessoas visitaram seu perfil, mas também quantas solicitaram informações sobre como chegar ao Google Maps, e muito mais.

4) Receba feedbacks e responda comentários

Submeter a empresa à crítica do público exige coragem, mas as mensagens positivas dão ânimo para continuar, e mesmo as negativas podem servir de motores de melhora e aprimoramento.

Mas não é uma boa ideia deixar os clientes falando sozinhos: responda seus elogios, reclamações e perguntas.

5) Profissionalismo

Uma empresa que não possua aquela janela na barra de pesquisas do Google não costuma ser levada a sério. Quanto melhor seu perfil, melhor será a primeira impressão dos visitantes.

6) Seja encontrado no Google

Além de tudo isso, você precisa ranquear sua empresa para que ela apareça na busca do Google e não se perca na lista de outras empresas de nome parecido.

Com o Google Meu Negócio, você pode saber como foi que as empresas chegaram até seu perfil: quer dizer, o que elas digitam na barra de pesquisa que acabou levando-as até você. E ainda mais: pode saber de onde elas são. Isso é informação valiosíssima, e quem sabe disso sabe.

Eu sei que tudo isso é muito surpreendente, e até empolgante. Mas eu não tenho mais espaço, por aqui, para te dar mais informações. Darei em próximos artigos, mas se você quiser saber desde já como fazer para ter o melhor Perfil de Negócio, é só clicar aqui e pedir socorro para um dos nossos especialistas!