No artigo sobre o outsource marketing, argumentamos (e acredito que demonstramos) que a melhor opção para empresas da construção civil é o marketing terceirizado de agências. É mais vantajoso que um time interno.
Mas, é claro que esse não é um modelo perfeito e muitas pessoas apresentam objeções sérias a essa escolha.
O objetivo aqui não é só vender nosso peixe, mas te ajudar a tomar a melhor decisão para a sua empresa. Vamos mergulhar mais a fundo nesse tema e buscar a resposta definitiva para a pergunta: contratar uma agência terceirizada é mesmo a melhor alternativa?
Por isso, hoje vamos conversar sobre:
As vantagens do marketing interno – e o outro lado;
Uma terceira opção, se você não se satisfizer com nenhuma das duas;
Por fim, passos para tomar a melhor decisão.
Vamos lá:
Contratar uma agência ou montar uma equipe interna?
Para responder a essa pergunta, assim como em toda e qualquer decisão importante, existem variáveis gerais e específicas. Aqui em um artigo direcionado a muitas pessoas de muitas empresas diferentes, só é possível tratar daquilo que é aplicável igualmente para todos.
Repare que a situação particular de cada empresa é importante para a escolha e até mesmo a índole do responsável dentro da empresa. Por conta disso, talvez, tomar a decisão perfeita só seja possível com a ajuda de uma consultoria.
Mas, daquilo que é universal e aplicável a todos, temos as seguintes variáveis.
Segmento: cada tipo de produto se encaixa melhor com um tipo de marketing;
Tamanho da empresa: isto é importante por conta dos custos principalmente;
As metas próximas para o negócio: trata-se dos objetivos imediatos, como crescer na empresa, manter o ritmo, etc.
Tudo isso influencia no peso e no tamanho do impacto que as vantagens e desvantagens do modelo escolhido terão efetivamente para a sua empresa, seja qual for o seu caso.
As vantagens do marketing interno – e o outro lado
E quais são essas vantagens?
Veja bem, mostraremos agora que todas as supostas vantagens do marketing interno são ambíguas e compensadas por desvantagens igualmente significativas.
Exagero? Vamos ver…
1) O gestor da empresa tem muito mais controle sobre as atividades internas
Um gestor pode desgostar da ideia de ter de acompanhar o marketing meio de longe, sem poder ficar de olho no que está sendo feito pela agência que contratou.
Por outro lado, uma boa agência será sempre transparente e se esforçará por fazer exatamente aquilo que o cliente precisa e deseja.
É claro que nunca haverá o mesmo nível de integração entre uma agência terceirizada e uma empresa, em comparação com o time interno, mas isso, como dissemos, é uma questão da índole do gestor, que pode ser conversada com especialistas.
2) No marketing interno, a sua empresa é o único foco de toda a equipe
Por outro lado, essa mesma equipe carece de uma experiência diversificada e rica, que reúne know-how de outras “regiões” do mercado.
Outro ponto: o marketing está em alta, mas profissionais qualificados ainda são difíceis de encontrar. E não basta um único profissional; você vai precisar de vários (pois bem, a agência tem todos eles).
Por fim, para manter uma equipe interna focada apenas no seu marketing, você precisa de uma altíssima demanda, o que exigirá recursos para treinamento, capacitação e especialização da equipe e da liderança, gerando ainda mais gastos do que os cálculos apresentados no outro artigo.
3) Um eventual desligamento de contrato com a agência seria prejudicial
Aqui tocamos num ponto importante e delicado. Muitos gestores e diretores temem associar-se a agências de marketing e confiar toda a publicidade da sua marca na mão de terceiros, receando que, num futuro e eventual fechamento do contrato, toda a divulgação da marca caia no vazio.
Por outro lado, uma qualidade notável das novas agências que têm surgido por aí é a flexibilidade contratual e liberalidade para fechar negócios.
A estrutura interna de uma agência (das pequenas principalmente) é muito elástica, devido à variedade de funcionários e à liberdade de que cada um desfruta ali dentro. Por isso, fechar um negócio que seja benéfico para todos os lados é bastante favorecido, e os desligamentos são sempre amigáveis. Clientes podem ser verdadeiros parceiros.
Por fim, se isso ainda não o tranquiliza o bastante, mais para o final deste artigo lhe daremos uma terceira opção: que é não confiar todo o seu marketing para uma agência, mas apenas parte dele.
Como vimos neste artigo e no outro, levando em conta tudo, uma agência terceirizada é melhor para a sua empresa do que uma equipe interna de marketing.
Mas, eu sei que ainda não convenci todos vocês.
Por isso, ainda vou te dar uma terceira opção.
Terceira opção: parceria entre time interno e agência
Você não precisa escolher fatalmente um modelo ou outro. É possível decidir por combinar os dois.
Aqui, algumas das desvantagens que um e outro modelo apresenta podem ser equilibradas e superadas, e as vantagens podem ser potencializadas, como por exemplo:
O controle: lembra da sua preocupação no início? Neste modelo, o gestor pode estar mais consciente da estratégia se o núcleo de planejamento dela for a equipe interna e a agência apenas fizer os serviços práticos;
Combinar amplitude e profundidade de conhecimento: a equipe interna só conhece uma empresa; a agência tem experiência vasta, mas não está dentro da sua empresa para acompanhá-la tão de perto. Combinando as duas, você terá unido o conhecimento externo e a visão interna do seu negócio.
Nesta terceira opção é difícil definir os custos gerais, já que a margem de variação é grande demais e depende inteiramente da forma da parceria firmada entre sua empresa e a agência. Por isso, não podemos colocar o custo nem como vantagem nem como desvantagem deste modelo.
Desvantagens? Sim, este terceiro modelo também as tem.
A principal é: os profissionais internos podem enxergar a agência como concorrência, ou, como um risco para seus empregos, e a agência, vendo que há uma equipe interna na sua empresa, pode acabar não dando tanta atenção à sua estratégia. Ambos os lados precisariam aprender a trabalhar em grupo, o que não é fácil, uma vez que a agência já é um grupo fechado e a equipe interna também.
Qual escolher?
Olha só, vou ser bem sincero com você. Não posso te dizer qual é a melhor opção para você.
Eu posso, sim, dizer qual a melhor opção em teoria. E esta é contratar uma agência.
Mas, caso a caso, tudo pode mudar, e nós, eu e você, que trabalhamos com empresas e negócios, sabemos muito bem disso. Eu não tenho como te dar a melhor opção para o seu caso especificamente por aqui. (Podemos pedir ajuda diretamente).
Mas, posso sim lhe dar 4 aspectos a considerar para definir qual a melhor opção, e ajudá-lo a escolher bem. Vamos a isso.
1) Conheça seu cliente
Aqui nos referimos especificamente à chamada “jornada de compra” do seu cliente: qual o caminho que ele percorre desde o momento em que toma conhecimento da sua marca até a efetuação da compra?
Se seu cliente não passa muito tempo nas plataformas digitais (o que é bem raro hoje em dia), talvez uma agência pareça uma má opção e seja melhor para você anunciar na televisão, no rádio ou até mesmo nos jornais.
Enfim, montar o perfil do seu cliente e saber exatamente como ele te encontra é o segredo.
2) Defina os objetivos do seu marketing
O que exatamente você pretende com o marketing da sua empresa agora?
Fidelizar quem já é cliente? Encontrar clientes novos? Anunciar um empreendimento específico? Divulgar o nome da marca? Consolidar uma imagem de autoridade?
Os objetivos são múltiplos e você deve escolher um ou alguns deles para direcionar sua escolha.
3) Conheça suas necessidades urgentes
O que você precisa fazer já para o seu marketing?
Este é um ponto essencial. Que lacunas precisam ser supridas? Em quanto tempo você precisa de retornos substantivos?
Isso te ajudará a definir um ponto muito importante: o orçamento que você está disposto a investir no seu marketing agora.
Lembre-se de que abrir uma equipe interna de marketing é um investimento irreversível a curto e até a médio prazo, enquanto que um acordo amigável com uma agência pode ser desfeito com grande facilidade.
Outra coisa é a magnitude dos custos, que é muito menor nas agências e até no modelo “híbrido”, agência-equipe interna os custos são muito indefinidos.
4) Avalie sua presença digital atual
Sua empresa está completamente de fora das plataformas digitais? Não tem público definido?
Este é um tópico que não pode ser negligenciado de jeito nenhum. A presença é talvez o ponto mais importante do marketing digital.
Veja bem, é claro que não pude resolver seu problema por completo neste artigo. Mas, não quero deixar você na mão com essas informações “soltas”. Se você quiser mesmo aprimorar o seu marketing, entre em contato com nossa equipe de especialistas que eu tenho certeza que eles resolverão o seu problema.