O que é Google Trends e como usá-lo em empresas da Construção

E se você pudesse descobrir o que seu público de interesse está buscando na internet, a qualquer momento? Conheça aqui o que é Google Trends e como usá-la em empresas do ramo de construção civil.

Google Trends é uma ferramenta gratuita que, de forma rápida e fácil, permite que você tenha acesso aos termos mais buscados por meio do Google. Desde 2015, a Google Trends está disponível em mais de 25 países, incluindo o Brasil.

Mas como isso pode impactar no marketing digital de empresas de construção civil, afinal? Para quem trabalha utilizando as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), a Google Trends é muito importante. Isso porque, uma vez em que você sabe os assuntos que estão sendo buscados pelo seu público-alvo, fica muito mais fácil ter insights para produções de conteúdo.

O que é SEO?

Se você ainda não conhece o termo SEO, aqui vai uma explicação rápida: Search Engine Optimization (ou Otimização para Motores de Busca, em português) reúne estratégias que ajudam a potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados do Google.

Utilização de links de páginas internas e externas, além de palavras-chave no título e introdução do texto, são algumas das estratégias utilizadas para que o site alcance um bom posicionamento nas páginas de buscas.

Mas antes de colocar em prática as técnicas de SEO, saiba mais sobre a Google Trends:

Como funciona a Google Trends

Ao acessar a ferramenta Google Trends, você encontra uma aba para inserir o termo de pesquisa ou assunto que deseja investigar. Caso não tenha nada em mente, a ferramenta oferece como sugestão termos que estão em alta nos últimos 7 dias. Você também pode conhecer dados sobre um determinado assunto desde 2004.

Após definir o termo de pesquisa ou assunto, a ferramenta abre outra página com gráficos. É possível escolher se quer dados de todo o mundo ou de um país específico. Além disso, você pode filtrar o período de tempo: última hora, últimos 7 dias, últimos 12 meses ou até mesmo desde 2004 (já mencionado anteriormente).

A Google Trends também dá a opção de escolher entre todas as categorias ou alguma específica, como Artes e Entretenimento, para fazer a busca. E, ainda, você pode decidir se quer ter acesso a informações sobre a pesquisa na web, de imagem, notícias, Google Shopping ou até mesmo do YouTube.

Outro recurso que a ferramenta permite é, além de escolher um determinado país, também definir se quer visualizar dados sobre a região ou uma cidade em relação ao assunto. Assim, você consegue ter resultados ainda mais precisos sobre o tema.

Escolhidos todos os detalhes, você terá acesso aos assuntos relacionados ao termo de pesquisa (em ascensão e principal, conforme definir). Além disso, a ferramenta apresentará consultas relacionadas (também em ascensão e principal). Você pode baixar as informações em um arquivo CSV (compatível com Microsoft Excel) ou compartilhá-las nas redes sociais.

A ferramenta Google Trends também permite que você tenha acesso às principais pesquisas no país, com informações sobre as tendências de pesquisa diárias e de pesquisa em tempo real. Também é possível conferir as pesquisas que estiveram em alta no ano.

Agora que você já sabe como funciona a Google Trends, é hora de entender como usá-la na prática.

Como usá-la em empresas de construção civil

A principal contribuição da ferramenta Google Trends para o marketing digital é auxiliar nos insights, especialmente em empresas de construção civil. Por meio da elaboração precisa de ideias, é possível definir temas que poderão ser explorados em produções que vão desde blog posts até campanhas institucionais.

E, falando em produção de conteúdo, a ferramenta Google Trends pode ajudar (e muito) com decisões que vão além do tema. Uma delas é pensar em estratégias para engajar o conteúdo, atraindo o público de forma mais efetiva. Lembra das técnicas de SEO que mencionamos no início do texto? Elas se encaixam perfeitamente aqui!

Sobre isso, aqui vai uma dica: não basta apenas entender O QUE o seu público de interesse está buscando na internet, mas também COMO. Dessa forma, é importante pensar até mesmo na escolha das palavras que vão para o título do seu texto.

Por exemplo, se os dados indicam que as pessoas costumam buscar mais sobre a ferramenta como “O que é Google Trends” – utilizando exatamente essas palavras -, então é mais relevante aplicar as mesmas palavras ao título do seu texto. Assim, as chances de alcançar o seu público são maiores.

E aí, gostou de conhecer sobre a ferramenta Google Trends? Nós, da TAKET, esperamos que sim!

Além desta publicação, aqui no Blog você encontra muitos outros conteúdos com assuntos envolvendo marketing digital e empresas do ramo de construção civil e arquitetura.