Você sabia que o Brasil é o país mais impactado pelos influenciadores digitais? Pois é, e quem confirma isso é a Statista Global Consumer Survey por meio de um ranking que traz dados de 2019 e 2021. Somente este ano, mais de 40% dos brasileiros já compraram algum produto após ver o anúncio sendo feito por um digital influencer ou celebridade na internet.
Mas e o que isso significa, na prática?
Bem, que o famoso “marketing boca a boca” agora pode ser realizado através das telinhas para um número considerável de pessoas. O que quer dizer que um produto que você lança aqui no Brasil, por exemplo, pode ficar conhecido na China em poucos minutos, especialmente quando falamos de digitais influencers que possuem uma grande quantidade de visualizações e de seguidores.
E a questão é que além do Youtube, esses novos profissionais da era digital estão invadindo outras redes sociais. Até mesmo pela Twitch, TikTok e Twitter é possível influenciar uma rede de seguidores a dar uma chance a um produto considerado de boa qualidade.
Mas para que essa estratégia de marketing digital traga bons resultados, é preciso fazer a imersão do seu público ao universo do produto antes de apresentá-lo de fato. Para isso, são utilizadas técnicas de storytelling e de gatilhos mentais, como já falamos nesse outro artigo.
Como saber se devo investir em marketing de influência?
Os números não mentem. De acordo com uma pesquisa da Qualibest divulgada em 2019, entre os brasileiros que estão online, 71% seguem algum influenciador, sendo que 55% afirmam que costumam pesquisar a opinião de criadores de conteúdo antes de comprar algo importante. Enquanto 86% já descobriram um produto por meio de um influenciador e 73% já adquiriram algo por indicação desse profissional.
Sem contar que, mais uma vez, os brasileiros ganham destaque no ranking quando o assunto é internet. Dados da Hootsuite e WeAreSocial apontam que o Brasil é o segundo país onde os habitantes mais passam tempo conectados, perdendo apenas para as Filipinas. Em média, são 10 horas e 8 minutos por dia em frente às telas, sendo 3 horas e 42 minutos somente nas redes sociais.
Além disso, de acordo com a influencer do setor vidreiro Gi Matos, uma empresa que está na internet tem grandes vantagens competitivas. “Deixa sua marca em evidência. Quem aparece cresce nas vendas, na expansão da empresa, na credibilidade, na autoridade. Então, é super importante hoje você contratar uma digital influencer para falar do seu produto. Pessoas se conectam com pessoas”, afirma.
Como começar a investir?
Bem, primeiro você precisa entender que existem duas possibilidades: a de desenvolver parcerias duradouras com os influencers por meio de contratos semestrais ou anuais, por exemplo, ou de realizar contratações pontuais, para uma campanha ou anúncio em específico. Dessa última forma, você pode investir somente em um momento específico da sua empresa, como no lançamento de um produto ou serviço.
Segundo a coordenadora de influência digital Giovanna Tegani, antes de tudo, você deve entender que com o marketing de influência você está lidando com pessoas em vários níveis.
“Eu costumo dizer que uma boa empresa para trabalhar com marketing de influência tem que pensar principalmente em três níveis: o primeiro, é o seu cliente final. Então você tem que entregar um conteúdo de qualidade, que seja interessante e que tenha a ver com o influenciador. A segunda, são os próprios profissionais da sua empresa, porque eles também criam uma rede de micro influência. E em terceiro, é o próprio influenciador, porque se ele não estiver engajado com a cultura da empresa, ele também não vai trazer veracidade para o público dele”, comenta.
E esses fatores, de acordo com Giovanna, podem ser decisivos na hora de acertar nas estratégias de publicidade da empresa, já que a ideia é criar uma comunidade na qual estão envolvidos o público que você quer atingir, a pessoa que traz a mensagem e quem cria o produto em si.
E para finalizar, não esqueça de gerar empatia com o seu consumidor. Aproveite o espaço na internet para ganhar a confiança do seu público e interagir com ele de forma amigável e honesta. Assim, o aumento nas vendas será apenas uma consequência.
Gostou do conteúdo sobre marketing de influência? Para aprender de um jeito prático sobre posicionamento digital, leia outros artigos no blog da TAKET.