Confira as melhores estratégias digitais para empresas B2B

O período de pandemia e isolamento social fortaleceu o segmento de marketing digital, ao mesmo tempo em que fez seus profissionais repensarem uma série de procedimentos.

Neste sentido, decidimos reunir e apresentar quais são, hoje, as melhores estratégias digitais para empresas B2B, pensando sempre na geração de leads e posterior conversão.

Nos acompanhe neste artigo e entenda como você pode se aproveitar destas sugestões para implementar as vendas do seu negócio.

O que é marketing B2B?

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Damos o nome de marketing B2B ao processo de aplicação de estratégias de marketing para que uma empresa venda para outra. A sigla B2B, de business-to-business, já diz muito sobre seu conceito, uma vez que em inglês quer dizer “de negócio para negócio”.

Existe também a expressão B2C (business-to-consumer), que embora parecida, trata da venda realizada de uma empresa para o consumidor. Por isso é fundamental se atentar aos termos para não realizar nenhum tipo de confusão.

No fim das contas, o marketing B2B tem como finalidade definir e aplicar estratégias cujo direcionamento e alvo são outras empresas.

A importância do marketing B2B

Como foi possível notar, o marketing B2B é muito importante para empresas, especialmente porque esse tipo de negócio exige contar com uma geração de leads mais qualificados.

A concentração de esforços neste sentido é necessária para transformar usuários comuns em leads, conduzindo-os pelo funil de vendas até a conversão, quando viram clientes.

O consumidor desse tipo de mercado é mais cuidadoso, e as soluções corretas de marketing são fundamentais para auxiliar nessa tomada de decisão.

É um processo bastante longo, que envolve educar os leads, criar um vínculo de confiança com o vendedor, apresentar as ferramentas disponíveis e oferecer o devido treinamento para que elas sejam utilizadas.

Empresas que não investem no segmento e em soluções de marketing B2B acabam ficando para trás na disputa pelos clientes. E nós sabemos que não é o que você deseja para seu negócio.

As melhores estratégias para o marketing B2B

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Mas afinal, quais as melhores estratégias para se aplicar no marketing B2B da minha empresa? Confira a seguir quais são os métodos que não podem faltar, de jeito nenhum, em seu planejamento:

Blog

Em conjunto com uma boa estratégia de SEO, um blog pode informar e nutrir de forma bastante rica seu público. Dessa forma, até pessoas que nunca ouviram falar da sua empresa podem te encontrar, na busca por soluções às suas dores.

E-mail Marketing

Quase 77% das empresas utilizam este meio, que ainda conta com excelentes taxas de abertura e conversão – por mais que muita gente insista em achar que o uso de email já morreu. Vale automatizar e personalizar os conteúdos, de acordo com o estágio do funil de vendas em que cada grupo de leads se encontra.

Mídia paga e Remarketing

Remarketing é o processo de trazer visitantes de volta ao seu site ou página, para que seja feita a desejada conversão. Nem sempre a conversão é feita num primeiro momento, por isso reforçar uma ideia diante de um público em dúvida, pode fazer toda a diferença.

Mídias Sociais

Nunca deixe de se fazer presente nas principais ferramentas sociais. Além de se aproximar de seu público, você aumenta sua credibilidade e se mantém atual, diante dos olhos dos consumidores.

Marketing de Conteúdo (ou Marketing de Atração, ou Inbound Marketing)

Essa estratégia consiste basicamente na ideia de atrair público por meio da oferta de conteúdos ricos e relevantes. Diferente dos meios de marketing mais tradicionais onde você vai até o seu cliente, essa proposta visa trazer o cliente até você. Para isso, no entanto, seu conteúdo precisa atingir (e resolver) em cheio as dúvidas e problemas que esse seu público tem e busca.

Vídeos

O consumo de vídeos nunca esteve tão em alta, e claro: sua empresa não pode deixar de aproveitar. Pense no YouTube e seu potencial: são mais de um bilhão de usuários – quase um terço da internet. Todo dia são vistos mais de um bilhão de horas de vídeo. E a sua marca só tem a ganhar com todo esse potencial de divulgação.

Branding

Ter uma imagem e identidade bem definidas é fundamental para se destacar no mercado e, consequentemente, atrair a atenção do público. Se você se dedicar a essa estratégia, vai sair na frente de diversos nomes que acreditam que esse ponto não merece tanta atenção e que o branding só se faz necessário no segmento B2C.
 

Não deixe de ficar de olho nas tendências do mercado, que por exemplo, tem se adaptado cada vez mais ao mobile. Acompanhar as mudanças no setor de marketing B2B, e se adaptar a elas, é fundamental para não ficar atrás diante da concorrência. 


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