Este artigo foi criado pela equipe binds.co para uso exclusivo do blog Taket
A pesquisa de satisfação em imobiliárias é uma ótima ferramenta para que você possa se destacar da concorrência. Afinal, com ela, é possível monitorar a experiência do público e propor melhorias constantes.Sabemos que o ramo imobiliário é repleto de desafios, e conquistar um novo cliente leva tempo. Por isso, encontrar insights que ajudam a turbinar os negócios é fundamental.
Então, quer entender melhor como a pesquisa de satisfação do cliente pode ajudar? Veja agora 8 benefícios para o seu negócio!
1. Permite Conhecer a Opinião do Público
Conhecer o pensamento do seu cliente é essencial para avaliar como está sendo a experiência com a imobiliária, no entanto, você só saberá a opinião dele se perguntar, certo? Pois, basear a tomada de decisão da imobiliária no “achismo” não é um método eficaz.
Por isso, a pesquisa de satisfação em imobiliárias é uma ótima alternativa para coletar o feedback do público, sendo possível, analisar com calma como foi a experiência do cliente em todos os pontos da jornada de compra.
2. Cria uma Cultura Baseada em Dados
Ter uma gestão estratégica baseada em dados da sua imobiliária é fundamental para o sucesso organizacional. Então, analisar dados e tomar decisões baseadas neles é importante para evitar falhas e equívocos na hora de criar um bom planejamento.
Dessa maneira, você tem mais assertividade na hora de elaborar as campanhas e ações. E a notícia boa é que existem diversos questionários inteligentes para apostar. Assim, você pode analisar os dados de:
- Mercado
- Concorrência
- Público Interno
- Público Externo
3. Pode Ser Aplicada com Público Interno e Externo
Para ter mais assertividade na hora de criar um bom planejamento, aplique uma pesquisa de satisfação com o seu público interno e externo. Afinal, conhecer a opinião do cliente (público externo) é importante para entender quais são os pontos fortes e o que precisa ser melhorado.
E, aplicar uma pesquisa de satisfação com os colaboradores (público interno), te permite avaliar melhor os processos, como melhorias e falhas nos fluxos internos. Assim, fica fácil entender se o time está satisfeito e se tem as ferramentas mais adequadas para desempenhar o seu trabalho.
Veja Também: Guia Completo – Como Fazer um Pesquisa de Satisfação?
4. Fideliza os Clientes
Quando o cliente percebe que a imobiliária se preocupa em conhecer a sua opinião ele tem uma experiência de compra mais completa. Ou seja, entende que você quer saber o que ele pensa para promover melhorias. Então, se sente especial e isso cria um relacionamento de confiança.
Além disso, ele sabe que é a oportunidade ideal para expor as suas sugestões, reclamações e prestar o seu depoimento sobre como foi o processo de compra.
5. Traz Praticidade e Facilidade na Análise de Resultados
Muitas imobiliárias ainda não aplicam uma pesquisa de satisfação porque imaginam ser um processo de implementação difícil. Porém, é muito mais simples do que você imagina, inclusive, atualmente, existem diversos questionários prontos para serem utilizados, como o NPS – aplicado com os clientes – e o eNPS – aplicado com colaboradores.
Então, com apenas uma pergunta você mensura a satisfação do público. Simples, prático, versátil e muito eficaz, não é mesmo?
6. Permite Aperfeiçoar os Processos
Transações em imobiliárias são, normalmente, de alto valor. Assim, o cliente só investirá no negócio se realmente sentir confiança. Portanto, a pesquisa é uma forma inteligente para entender como foram os processos internos.
Com isso, você pode avaliar como foi o atendimento, o preço, a agilidade, a qualidade, o domínio no assunto, entre outros, ficando mais fácil compreender se há falha para investir em melhorias constantes.
Inclusive, mesmo que o cliente tenha fechado com a concorrência, você pode aplicar uma pesquisa. Afinal, descobrir quais foram os motivos que o levaram a fechar com outra empresa é essencial.
7. Melhora o Reconhecimento da Marca
Quando o corretor acompanha o cliente até o pós-vendas, ele pode aplicar uma pesquisa pedindo para que o consumidor fale um pouco sobre como foi a sua experiência.
Assim, a imobiliária pode utilizar esse depoimento, caso seja positivo, para publicar no site e nas redes sociais, com a autorização do cliente, é claro. Afinal, esses depoimentos são métodos importantes para melhorar o reconhecimento e a autoridade de marca, gerando uma repercussão positiva.
Além disso, é uma forma de fortalecer a sua imobiliária e conquistar boa vantagem competitiva.
8. Promove Melhorias Constantes
Outro fato que você deve saber sobre as pesquisas de satisfação é que, ao decidir aplicá-las, é necessário promover melhorias constantes. Afinal, não adianta o cliente reclamar que o atendimento é demorado se você não conversar com os corretores para entender o que está acontecendo internamente.
Então, se você não investir em um plano de ação, as suas estratégias podem causar o efeito contrário. E, ao invés do cliente ficar satisfeito imaginando que você quer saber a opinião dele, fica chateado porque entende que, por ser um feedback negativo, a sua visão sobre o negócio perde o valor.
Portanto, vale ressaltar que o feedback do cliente é essencial para investir em boas estratégias, fortalecer os pontos fortes e melhorar, no que de fato, incomoda o público.
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