Há várias maneiras de se comunicar com o público no ambiente digital. Uma delas é por meio de vídeos que, aliados ao storytelling, são capazes de emocionar e atrair pessoas. Saiba como o storytelling em vídeos pode contribuir com empresas da construção civil.
O storytelling – em português, “narração de histórias” – é a técnica perfeita quando se trata de criar uma conexão entre a marca e o público. Isso porque, através de personagens (ficcionais ou não), são criados vídeos com narrativas de desafio e superação. E o melhor é que essa técnica pode ser aplicada em todos os tipos de empresas, inclusive do ramo de construção civil, principais clientes aqui da Taket.
Se você ainda tem dúvidas, aqui vai uma informação: de acordo com a Rock Content, referência em marketing digital, vídeos com histórias têm maiores chances de serem compartilhados pelo público. Assim, gerando reconhecimento para o negócio ou empresa.
Mensagem antes do produto
Dessa forma, a utilização de storytelling em campanhas de empresas tem como foco inspirar uma atitude ou ideia a ser seguida. O produto pode até estar presente no vídeo, mas não como prioridade. Com o storytelling, o que importa mesmo é garantir um bom posicionamento da marca no mercado.
Mas é importante estar atento aos detalhes do roteiro e da produção, pois nem todas as narrativas podem ser classificadas como storytelling. Por isso, saiba escolher uma história que transmita uma mensagem importante para a marca e, sobretudo, que garanta alto engajamento. Afinal, nada melhor que um vídeo que desperte a vontade do público em interagir com a empresa, não é mesmo?
Após definir a mensagem que será transmitida, é hora de escolher qual tipo de storytelling guiará a produção e o roteiro do vídeo. Os mais utilizados dentro da publicidade são de: superação, renascimento, aventura, comédia e tragédia. Agora, que tal conferir como tudo isso funciona na prática?
Storytelling em ação
A técnica do storytelling está muito presente nos vídeos de clientes aqui da Taket. O trabalho produzido mais recentemente foi “Construindo um novo amanhã”, institucional criado para o Grupo BTO, empresa de construção civil em Catanduva (SP). O resultado está disponível aqui.
Também separamos um caso de sucesso da MRV Engenharia, já mencionada aqui no Blog da Taket no artigo “5 construtoras para investir na bolsa de valores”. Em 2015, a empresa conquistou medalha de bronze na 21ª edição do Prêmio ABEMD de Marketing Direto com o case #meumundomelhor.
Por meio do storytelling, a MRV conta em vídeos as histórias reais dos clientes. Assim, mostrando suas trajetórias e, sobretudo, a transformação social que a construtora promoveu em suas vidas ao possibilitar a compra da casa própria. O resultado você confere a seguir:
Para além dos exemplos citados, a técnica do storytelling pode ser aplicada perfeitamente em vídeos de datas comemorativas. Em 2018, nós da Taket produzimos um vídeo em homenagem aos 55 anos da cidade de Votorantim (SP).
Tivemos a oportunidade de reunir grandes histórias, captando a essência de um povo alegre e muito carismático. O resultado pode ser conferido aqui:
E não dá para falar sobre storytelling em vídeos sem citar a Coca-Cola. A marca de refrigerante é conhecida mundialmente por vender felicidade, não o produto, em suas campanhas publicitárias. Então, para encerrar, aqui vai “Juntos Como Nunca”: um dos vídeos lançados para o Natal de 2020.
A produção aconteceu no interior de Pernambuco, em um vilarejo a 5 km de Belém de Maria:
Nos quatro exemplos apresentados, o resultado alcançado só foi possível com uma excelente edição do vídeo que, alinhada ao roteiro e captação das imagens, é capaz de garantir o sucesso da produção. Mas isso é tema para um próximo artigo!
Além desta publicação, aqui no Blog da Taket você encontra muitos outros conteúdos sobre marketing digital e empresas de construção civil e arquitetura. Acesse aqui!