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6 motivos para contratar um videomaker na filmagem das obras

O Marketing Digital não é brincadeira

Por causa da liberdade que a internet oferece para todos que têm acesso, às vezes o marketing digital pode causar a impressão, para quem olha de fora, de que qualquer um pode fazer de qualquer jeito que vai dar o mesmo resultado.

E não é bem assim. Na verdade, não é nem um pouco assim.

Um trabalho profissional é essencial para garantir a qualidade do serviço e a efetividade das estratégias.

Aqui neste artigo eu vou te demonstrar, a você que quer melhorar o marketing do seu empreendimento imobiliário, por que você precisa, primeiro do Marketing Digital com vídeos, e segundo de um serviço profissional para filmagens.

O vídeo no Marketing em números

É difícil que alguém ainda não esteja convencido da grandeza e da efetividade dos vídeos no marketing digital, e da grandeza e da efetividade do Marketing Digital frente aos outros tipos de marketing. Mas, mesmo assim, vamos mostrar alguns números que podem te surpreender:

Um usuário do LinkedIn tem 20x mais chances de compartilhar uma postagem com vídeo do que com qualquer outra mídia.

No Instagram, vídeos geram mais engajamento que fotos.

Confira algumas estatísticas, do site Breadnbeyond:

  • 78% das pessoas assistem a vídeos online toda a semana;
  • 55% assistem todos os dias;
  • 72% prefere conhecer um produto ou serviço por meio de vídeos, a conhecê-lo por textos;
  • Em comparação ao ano passado, a utilização de vídeos nas estratégias de marketing das empresas cresceu 63%;
  • Se isso assim continuar, até 2022 82% de todo o tráfego na internet virá de vídeos;
  • Os usuários ficam  por 88% mais tempo em sites que apresentam vídeos;
  • E-mails com a palavra “vídeo” no assunto têm taxa de abertura 7% maior.

Isso é surpreendente, e deveria bastar para convencer qualquer um de que não se pode construir uma boa estratégia de marketing sem vídeos.

Se você quiser ver ainda mais estatísticas, é só acessar o site da K2.

Por que investir em vídeos?

Vimos que os vídeos estão crescendo cada vez mais na internet. E não é difícil entender o motivo desse crescimento.

Os vídeos são o tipo de mídia que junta todas as formas de mídia em uma só: num vídeo, você tem áudio, imagem e texto juntos. É a mídia mais completa, a que mais entretém, e é aquela cujo consumo é mais leve e fácil.

É o meio mais eficaz de alcançar o público e mantê-lo interessado.

Os vídeos podem ser utilizados no marketing de diversas formas. As principais são estas três:

  • Campanhas Publicitárias;
  • Vídeos Institucionais;
  • Vídeos para Marketing de Conteúdo.

É evidente que a indústria da construção pode se beneficiar das três estratégias. Mas todas elas, na etapa de produção do audiovisual, vão exigir filmagem em campo.

Por que as construtoras precisam do Marketing Digital

Basicamente, a migração de todas as empresas da construção para as plataformas digitais é um dos primeiros passos a serem tomados para a recuperação econômica geral do setor. Dúvida? Isto está tudo explicado em detalhes aqui.

Por que as construtoras precisam de filmagens profissionais

Hoje em dia todo mundo pode filmar e fotografar, mas um trabalho profissional faz toda a diferença.

Agora que você sabe que a sua construtora precisa de Marketing Digital, sabe que na sua estratégia precisam estar incluídos os vídeos,  confira agora os 6 motivos por que esses vídeos precisam ser feitos por profissionais.

1) Equipamentos inovadores de filmagem

Em primeiro lugar, uma equipe profissional de filmagem vai ter conhecimento e acesso aos equipamentos mais recentes no desenvolvimento tecnológico.

As técnicas de captação com equipamentos de tecnologia inovadores, como drones, câmeras 3D, Timelapse, modelos 3D, e outros, são os diferenciais mais chamativos para uma filmagem em campo e os elementos centrais de uma campanha publicitária sólida no mercado imobiliário.

Possibilidades em geral fechadas se abrem para os profissionais que sabem utilizar esses recursos.

Custos são expressivamente reduzidos. Áreas de difícil acesso tornam-se acessíveis. As filmagens adquirem um alcance muitas vezes mais amplo e belo. E essas são apenas as vantagens gerais. Cada equipamento tem suas particularidades.

Os drones, por exemplo, permitindo filmagens aéreas, mostram a obra por inteiro e dão ao cliente uma experiência completa do que é estar de verdade diante daquela construção.

Câmeras 3D colocam o espectador de verdade dentro das salas e quartos, sem que ele precise sair de sua casa.

A filmagem Timelapse revela o crescimento de meses em segundos, e quando se chega ao fim tudo que se quer é visitar o lugar e senti-lo.

Modelos 3D antecipam com maquetes digitais prédios que ainda estão nos primeiros alicerces, dando um gosto ao seu possível cliente.

2) Conhecimento técnico

Entenda esse “conhecimento técnico” em 2 níveis: conhecimento de filmagem em si e conhecimento do marketing. Vou te dar uma noção do que cada um envolve.

No primeiro, aquele que filma precisa saber capturar as melhores imagens, se aproveitando do ambiente e das condições climáticas para extrair do lugar o que ele tem de melhor visualmente.

A iluminação do vídeo, por exemplo, depende totalmente da posição do sol no horário da filmagem. O profissional fará a inspeção correta do local, conhecendo o que cerca o canteiro de obras, onde incidem as sombras, etc.

Também, além de muitos outros desses conhecimentos técnicos, neste nível também entra o cuidado correto dos materiais.

O profissional sabe mexer nos equipamentos e processos citados no item anterior e alcançar, com eles, os melhores resultados.

No segundo nível, entram o planejamento da filmagem (da rota do drone por exemplo), o roteiro de vídeo pensando na estratégia de marketing…

Vamos tratar disso com mais detalhe num dos pontos adiante.

3) Profissionalismo na imagem da sua marca

Um vídeo profissional denota preocupação com o alto nível das realizações da empresa. Mostram que sua construtora não faz menos que o melhor.

Este não é o lugar de economizar e fazer o serviço de qualquer jeito.

Além da publicidade em si que o vídeo apresenta, a sua própria existência já é um tipo de publicidade. Se o vídeo é profissional, bem produzido por uma equipe de excelência, ele mesmo já dá à marca que o divulga o tom de seriedade que ela quer passar.

O marketing, se é bem feito, não é gasto: é investimento.

4) A importância da edição profissional de fotos e vídeos

O trabalho que se faz com as fitas das gravações não é tão simples como pode parecer. O trabalho do editor não é apenas cortar umas partes, juntar outras, colocar uma música no fundo, uns filtros na imagem, e uns textos na tela.

Produzir um filme publicitário é como produzir um filme de cinema em menor escala. O vídeo conta uma história com começo, meio e fim, e se encaminha para o clímax que é a chamada publicitária para uma ação.

O editor trabalha com as imagens capturadas e sons para transmitir ao espectador o que foi pensado lá no planejamento da estratégia.

Um editor profissional saberá reconhecer o que deve ficar no vídeo, e o que deve ser cortado; a ordem em que os takes devem ser exibidos. Enfim, todo o tom do vídeo e a emoção que ele transmite (elementos essenciais para o marketing) estão em grande parte nas mãos do editor. Não vamos querer que o editor do filme publicitário da sua construtora seja um amador.

5) O conhecimento das plataformas digitais de divulgação

Não se pode atirar de tudo pra todo lado. Cada tipo de vídeo e de abordagem se encaixa melhor numa ou noutra plataforma.

Neste artigo está traçada a distinção básica de algumas redes sociais.

É vídeo para o YouTube? Para anúncio em rede social? Qual? Para a Homepage do site?

A duração do vídeo, o peso da edição, os elementos a serem inseridos, tudo isso depende da plataforma, pois cada uma tem seu tom e caráter próprios, seu público próprio.

6) A inserção do vídeo em uma estratégia completa

Uma estratégia de social media, de marketing de conteúdo, de campanhas publicitárias – todas podem demandar vídeos.

Só jogar um vídeo na internet não vai te trazer clientes interessados. A estratégia precisa estar traçada desde o início.

Alguém vai falar durante a gravação? Faremos um antes e depois? Um timelapse? o que mostraremos dos arredores? Dos pontos de referência em torno? A música de fundo deve passar qual sensação? Onde publicaremos o vídeo? Quem queremos atingir?

Muito pra se pensar, não? A sua sorte é que as agências fazem tudo por você. A Taket conta com uma equipe de ponta para fazer tudo isso por você, ouvindo suas vontades e exigências e entregando tudo com compromisso. Não perca tempo e dê esse passo decisivo com a sua marca.