Conheça 3 canais da construção civil que vão te inspirar

Você já entendeu que grande parte dos usuários da internet preferem consumir conteúdo em vídeo, certo? Um exemplo disso é a pesquisa da VidMob 2021, onde  12 mil anúncios do Facebook e Instagram foram analisados. E a conclusão foi que propagandas em vídeo geram uma taxa de conversão 30% maior do que imagens

Ok, você definitivamente já sabe que investir em vídeos pode gerar um crescimento significativo para a sua empresa. Mas e na construção civil? Como criar um conteúdo que chame a atenção do público e que ao mesmo tempo leve informações técnicas de qualidade? Bem, é isso o que você vai entender no post de hoje.

Gostamos de ações práticas e, por isso, separamos 5 canais do Youtube voltados à construção civil para te inspirar a começar a produzir seu próprio conteúdo. Acredite, é mais fácil do que imagina. 

Canal da Engenharia

Para começar, vamos indicar um canal que traz informações técnicas de uma forma leve e divertida. O Canal da Engenharia aborda curiosidades de interesse do público em geral, por exemplo, a capacidade que os prédios brasileiros têm de suportar um possível terremoto, enquanto também traz referências de jogos que ajudam a entender conceitos estruturais da engenharia.

https://youtube.com/watch?v=VdcU-6XCxb0

Olha, assistindo aos vídeos do Felipe Rodrigues, engenheiro responsável pelo canal, dá para perceber que ele explora muito bem as ilustrações do que está narrando. E sabe como? Utilizando trechos de vídeos de bancos de imagem que muitas vezes podem ser encontrados gratuitamente na internet. Desenhar esses conceitos é muito importante para que o espectador entenda como eles se aplicam na prática.

Já nos vídeos em que o engenheiro aparece, o posicionamento da câmera é  simples, geralmente no formato de vlog ou em um ângulo no qual o dono do canal fica bem de frente para o espectador. Esse tipo de filmagem possibilita a aproximação do narrador com o seu público e gera identificação para transmitir conteúdos.
 

Paloma Cipriano

Agora, uma referência feminina no mercado da construção civil é a pedreira Paloma Cipriano, que se tornou famosa após construir a própria casa. Em seu canal, ela dá dicas práticas de como “se virar” em reparos da casa, por exemplo, pintar uma parede, assentar azulejo e instalar porta de correr. 

Esse tipo de conteúdo é voltado para um público leigo, no qual a especialista explica em detalhes cada passo das suas reformas. O legal de ser de um nicho específico, voltado principalmente às mulheres, é que a Paloma pôde adequar a linguagem para atender às necessidades de quem a acompanha nas mídias digitais.

Além disso, como os tutoriais são gravados em vários ângulos diferentes, tanto abertos quanto focados no objeto de trabalho, dá para usar um celular no lugar da câmera. Aliás, como o objetivo é justamente fazer um vídeo dinâmico, um aparelho telefônico com boa resolução pode ser uma alternativa interessante. 

Viu só? Você pode começar a gravar seu próprio conteúdo ainda hoje.

Marcelo Akira 

Agora, se a sua ideia é investir em conteúdos que contenham linguagem mais séria ou então pretende ganhar espaço na internet por meio de lives, o canal do engenheiro Marcelo Akira é uma boa referência para você.

Ele tem um programa semanal chamado “Quero Construir”, no qual esclarece dúvidas relacionadas à construção. Segundo ele, o objetivo dessas lives é munir as famílias com informações verdadeiras para que não sejam enganadas quando forem construir uma casa. Olha só que bacana: o engenheiro entendeu qual era a maior dor do público que o assistia e resolveu criar um quadro para focar em resolver esse problema. É um baita case de sucesso!

Mas, além deste programa, o canal do Marcelo Akira também está repleto de conteúdos que abordam dicas e acompanhamentos de obras. Na maior parte dos vídeos, ele vai até o local onde está sendo feita a construção e de lá passa detalhes técnicos das reformas, como a metragem do espaço e do desnível, tempo de trabalho no projeto, orçamento, entre outros.

Viu só como criar conteúdo em vídeo para a internet não é uma missão tão difícil assim? Basta encontrar o seu público, entender as dores dele, adequar a linguagem e começar a gravar. A qualidade da câmera e do cenário nunca será mais importante do que a relevância dos temas que você aborda. Não se esqueça disso!

Mas se precisar de ajuda para criar as melhores estratégias para o seu negócioentre em contato com a TAKET. Somos uma agência especializada em construção civil e não somente te ajudamos a se destacar no mercado, como também podemos produzir os seus vídeos.

E por falar em vídeo, aqui no nosso blog tem vários conteúdos sobre produção audiovisual. Dá uma olhada!

E aí, gostou? Deixe seu comentário, compartilhe e até o próximo post!