Já existem tantas novas opções para o Marketing da Construção Civil que qualquer diretor de empresa que queira aprimorar sua publicidade vai se ver numa encruzilhada.
O marketing digital trouxe novas ferramentas de captação audiovisual dos edifícios, novas técnicas de comunicação, tanto com o público quanto com fornecedores e parceiros.
Tantas variáveis com que lidar deixa o diretor diante de diversos dilemas. Um deles, e talvez o maior, é o seguinte.
Ou ele dá um jeito de abrir um braço de marketing dentro da empresa dele e trabalha para que a sua nova equipe se adapte ao mercado e saiba se valer de todas as ferramentas à sua disposição. Ou ele contrata uma agência especializada em marketing digital para construção civil.
Essa decisão não pode ser tomada de qualquer jeito, e a dúvida e a relutância são compreensíveis. O marketing é importante demais e envolve diversas etapas, de modo que alguns gestores preferem acompanhar o processo mais de perto, enquanto outros acham melhor conceder mais liberdade aos profissionais.
Marketing na construção civil: equipe interna ou agência terceirizada?
Vou ser bem sincero com você desde o início. Não estou aqui para ser um apresentador isento das opções. Estou aqui para te dizer já a minha opinião: você deveria contratar uma agência. E vou te dizer por quê.
Basicamente, suas duas opções são as seguintes:
- Outsource: terceirizar o marketing contratando uma agência – uma fonte externa para serviços que não se encaixam na estrutura normal da empresa ou estão deslocados em relação ao eixo central do seu foco.
- Equipe interna: abrir um braço de marketing dentro da própria empresa e contratar funcionários efetivados.
Nosso tratamento aqui será assim: vamos apresentar os dois elementos principais e mais importantes que devem ser levados em consideração acima de todos os outros antes de se tomar essa decisão.
São eles: os custos e os benefícios.
Agência e equipe interna: comparação de CUSTOS
A primeira variável a ser considerada são os custos.
É claro que os custos só podem ser analisados plenamente com relação aos resultados, já que um resultado melhor tem um custo maior, e isso é justo.
Por isso este ponto da nossa análise só vai estar completo no segundo ponto, que é a comparação de eficiência. Enfim, vamos lá.
Antes de tudo, é claro que os custos podem variar por região, de acordo com o regime tributário de cada localidade. Mas, independentemente disso, as fontes dos custos com uma equipe interna são:
Gastos de manutenção de uma equipe interna de marketing
1) Instalação
As instalações iniciais de uma equipe interna são muito maiores que os custos regulares posteriores.
Todas as despesas iniciais de contratação, montagem de escritório, e tudo o mais que não acompanhará a equipe senão nos primeiros meses de atividade.
2) Gastos regulares
Os gastos regulares são os mesmos que se tem com o restante da empresa, mas agora ampliados com esse novo braço.
São eles: energia, água, internet e telefone, material de escritório, aluguel, condomínio, segurança, limpeza e manutenção, entre outros.
3) Despesas da equipe de marketing
Sendo mais detalhistas com os gastos com manutenção da equipe de marketing, podemos citar os equipamentos eletrônicos, que ficam obsoletos muito rápido, a aquisição de softwares, de programas de capacitação, as eventuais burocracias e processos de rotatividade na troca de funcionários, para citar apenas alguns e por alto.
4) Salários
Este é o gasto mais custoso, e nós acompanhamos de perto os cálculos feitos pelo Guia Ekyte.
Cumpre antes notar que esse custo varia por rendimento, experiência, tempo na empresa, formação, especialização, e toda sorte de qualificação do seu funcionário. Estes cálculos, que apresentaremos resumidamente a seguir, levam em consideração uma média e não consideram os encargos trabalhistas.
Basicamente, com uma equipe de 2 funcionários, sem gestor, custará à empresa R$ 6.500 por mês em salários.
Uma equipe média, com um gestor e mais 6 funcionários, R$ 32.000 mensais.
E uma equipe completa, com um diretor, um gerente e 25 pessoas, R$ 122.500.
Considerando os encargos e benefícios, como INSS, FGTS, PIS, 13º, férias, licenças remuneradas, vales transporte e alimentação, plano de saúde, rescisão contratual, e por aí afora, o custo total da equipe média sobe de 32 para R$ 89.000 por mês.
Comparação de eficiência
Passando para os benefícios, trataremos agora das vantagens das agências sobre as equipes internas.
É claro que podemos encontrar problemas com as agências, principalmente na integração delas com o ambiente da empresa. Mas, como veremos, esse problema tem solução e também acontece na integração dos funcionários internos.
Aqui estamos convencendo você de que para a construção é melhor contratar uma agência.
1) Distribuição de foco
Contratando uma agência, você pode se preocupar apenas com aquilo que sabe fazer e o que é bom de verdade, enquanto confia à agência terceirizada a parte do trabalho que ela sabe fazer e que é boa de verdade.
Isso é especialmente benéfico para empresas pequenas, nas quais o volume de tarefas de cada pessoa é maior.
2) Foco em resultados
Uma agência sobrevive dos resultados que obtém com o marketing da tua empresa. Por isso o grande objetivo delas é que o teu marketing dê certo. Nelas não existe a típica moleza de quem tem um emprego: ou o serviço é bem feito, ou não acontece.
3) Facilidade de comunicação
É de se esperar que agências especializadas em comunicação sejam boas em comunicar-se, principalmente com seus clientes!
Isso se junta ao próximo ponto.
4) Fácil ajuste no orçamento
A agência tem grande maleabilidade e flexibilidade para adaptar-se a novas exigências e necessidades da empresa cliente.
As startups e agências pequenas, sobretudo, conseguem trabalhar com qualquer tipo de demanda, e mudanças de planos da parte do cliente podem ser acatadas rapidamente, sem dificuldades.
5) De fora, mas por dentro
As agências são outbound, sim, são fontes externas, mas se esforçam por estar inteiradas a respeitos da cultura organizacional das empresas que atendem, e, flexíveis como são, adaptam-se com expertise às necessidades de cada tipo de cliente.
O espírito de trabalho de uma agência é voltado a moldar-se aos desejos e necessidades do cliente, sempre, e para isso tem uma visão interna suficiente da empresa para aplicar as técnicas adequadas.
6) Visão externa do seu negócio
Para uma agência, o interior da sua empresa não é uma coisa rotineira e acomodada. Cada novo cliente é uma descoberta e uma oportunidade de aprender e evoluir.
O marketing precisa de inovação, e as agências de marketing procuram por isso como um tesouro escondido.
Isso se junta à visão interna de que falamos, e o resultado é um panorama completo de conhecimento interior e exterior que vai nos permitir o melhor trabalho possível com sua empresa.
7) Total disponibilidade
Toda a equipe de profissionais da agência, cada um com sua especialidade, com uma rápida comunicação e efetiva flexibilidade: tudo isso à disposição do cliente facilmente, para seu atendimento sempre que precisar. É o que qualquer cliente deseja.
8) Responsabilidade para uns, tranquilidade para outros
A agência é responsável por tudo, o produto, os serviços, a capacitação da equipe, os resultados, as falhas, as melhorias, as estratégias, enquanto o cliente só colhe os benefícios e determina as mudanças de rumo. Aqui, o cliente é senhor, e suas palavras são ordens.
9) Equipe atualizada e com experiência em diversos segmentos
Uma equipe externa, com diversos clientes, tem maior contato com o mercado em geral. Tem contatos com o mundo do marketing e sabe onde encontrar as melhores oportunidades.
Existem agências especializadas, como a Taket, que atendem todo tipo de empresas de certo ramo, como a construção civil, por exemplo, e por isso conhece o que cada segmento espera do outro. É a receita pronta para o melhor marketing.
Isso causa necessariamente maior produtividade.
10) Acesso aos recursos tecnológicos
As boas agências estão sempre atualizadas no desenvolvimento tecnológico relativo ao seu setor de especialidade, e contam com uma equipe preparada para operar com todas as ferramentas à disposição.
Veredito
É claro que você pode querer abrir um braço de marketing para chamar de seu, ou mesmo escolher um meio termo entre as duas coisas: um pedaço do marketing é interno, o outro fica nas mãos de uma agência contratada.
Todos esses cenários e opções são possíveis, e se você quiser saber qual o melhor para o seu caso específico, fale com os nossos consultores – eu te garanto que eles não são mercenários e vão avaliar com idoneidade o seu caso.