Search
Close this search box.

6 campanhas criativas para se inspirar

Referências são importantes quando o assunto é a elaboração de publicidade. Por isso, reunimos 6 campanhas criativas para te inspirar. Os trabalhos selecionados estão entre os melhores dos últimos três anos – 2018, 2019 e 2020. Todos foram eleitos por meio de enquetes realizadas pelo Meio & Mensagem, maior veículo sobre o mercado de comunicação do Brasil. 

Anualmente, o Meio & Mensagem convida presidentes, vice-presidentes ou diretores de criação das principais agências instaladas no Brasil, para fazerem listas individuais com o que consideram as dez melhores ações de comunicação do ano, em ordem de preferência. Os resultados são avaliados e reunidos em um ranking com as 20 campanhas que recebem mais pontos. 

Confira as 6 campanhas criativas selecionadas:

Campanhas de 2018 

1. “Whopper em branco” (Burger King)

Whopper em branco”, da David para o Burger King, foi eleita a 3º melhor campanha de 2018 pela enquete do Meio & Mensagem, com 329 pontos. É um ótimo case de como conscientizar o público sobre um assunto importante e, ao mesmo tempo, divulgar a marca. 

Na produção, o BK faz uma analogia com hambúrgueres incompletos para debater a problemática dos votos nulos e brancos. E não foi à toa: em 2018, aconteciam as eleições presidenciais no Brasil

 

https://youtube.com/watch?v=PgijpiWjOKs

 

2. “A queda” (Hospital do Amor)

“A queda”, da WMcCann para o Hospital de Amor, foi a 7ª campanha mais votada na enquete do Meio & Mensagem em 2018, com 154 pontos. O vídeo foi produzido para anunciar a mudança do nome da instituição, de Hospital de Câncer de Barretos para Hospital de Amor. 

Mas, para além disso, tem a proposta de mostrar que “vencer o câncer é mais fácil quando se está cercado de amor”, como o próprio título no YouTube sugere. É um ótimo case de como utilizar animação para desenvolver uma campanha que inspire, emocione e, claro, que traga visibilidade para a instituição.

Campanhas de 2019 

 

1. “Seleção Feminina é Coisa Nossa” (Guaraná Antarctica)

A “Seleção Feminina é Coisa Nossa”, da AlmapBBDO para a Guaraná Antarctica, foi eleita a 13ª melhor campanha de 2019 pela enquete do Meio & Mensagem, com 64 pontos. Na produção, a Guaraná dribla as campanhas tradicionais feitas em anos de Copa do Mundo, se tornando um case especial no ano em que o campeonato feminino teve uma cobertura maior no país.  

Em apenas um minuto, a Guaraná debate sobre o machismo, dá visibilidade às atletas e divulga a própria marca. Para isso, propõe um desafio às outras marcas: a de também fazer campanhas publicitárias com as atletas da Seleção Feminina brasileira. 

https://youtube.com/watch?v=8wsDd_MqXwM

2. “Pet Commerce” (Petz)

 

“Pet Commerce”, da Ogilvy para a Petz, foi a 19ª campanha mais votada em 2019 na enquete do Meio & Mensagem, com 49 pontos. O objetivo da produção foi anunciar um novo recurso do site da Petz: o reconhecimento da expressão facial do bichinho para compras.

Para isso, a marca utilizou de humor e exemplos para apresentar (e também convencer) os clientes sobre o Pet Commerce. É um ótimo case para entender como anunciar novidades da marca, de acordo com o perfil do público-alvo. 

https://youtube.com/watch?v=dEAQkHj25hg

Campanhas de 2020

 

1. “Fica só entre vocês” (WhatsApp) 

“Fica só entre vocês”, da AlmapBBDO para o WhatsApp, foi eleita como a melhor campanha de 2020 na enquete do Meio & Mensagem, com 228 pontos. Na produção, dois rivais de Escolas de Samba se unem quando um galpão é incendiado. 

É um ótimo case de como a própria marca é aplicada em situações reais. Isso porque, durante o vídeo da campanha, é mostrado os personagens se comunicando sobre o acidente por meio do WhatsApp. 

2. “#MeuPaiPresente” (Natura)

“#MeuPaiPresente”, da DPZ & T para a Natura, foi a 5ª campanha mais votada na enquete do Meio & Mensagem em 2020. Produzida para o Dia dos Pais, durante um minuto o vídeo mostra cenas de pais com os filhos em cenas do cotidiano, cantando a música Velha Infância, dos Tribalistas.

A campanha é um ótimo case de como emocionar o público utilizando a técnica de storytelling em produções de datas comemorativas, além de divulgar a marca. Isso porque, ao fim do vídeo, é apresentado o lançamento da Natura para o Dia dos Pais. 

Se você gostou dessa publicação, recomendo que leia: “Saiba como o storytelling em vídeos pode contribuir com empresas da construção civil”. Lá você conhecerá mais sobre a técnica citada no tópico anterior, além de conferir outros cases de sucesso. 

A agência TAKET é formada por especialistas no setor da construção civil. Se você quer se manter competitivo no mercado mais tradicional do Brasil, clique aqui e fale com um consultor