Search
Close this search box.

5 lugares com arquitetura incrível para visitar no Brasil

Como bem sabemos, crescemos ouvindo sobre a criatividade do brasileiro e a capacidade dele de se reinventar diante das adversidades e situações da vida. 

Na arquitetura e construção, existem diferentes estilos, técnicas, costumes e modos de adaptar as obras à realidade. A arte é a atividade humana voltada para a criação de ambientes físicos e habitáveis, influenciados pelo contexto histórico-cultural em que se inserem.

No artigo de hoje é sobre isso que vamos abordar com os “5 lugares com arquitetura incrível para se visitar no Brasil”. Nos acompanhe nesta leitura! 

Pinacoteca (SP)

Localizado na grande São Paulo, o edifício do Liceu de Artes e Ofício é um museu voltado para a produção brasileira com diferentes diálogos culturais ao redor do mundo. Fundado em 1905 pelo Governo do Estado, o local apresenta um estilo neoclássico que, no final da década de 1990,  recebeu uma reforma liderada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

Sua personalidade moderna inclui passarelas metálicas em aço que ligam um lado ao outro e, que consegue, sem soar agressivo e prejudicar a estética do prédio, criar um contraste surpreendente entre passado e futuro. 

A atração, muito conhecida entre os paulistas, também possui um jardim anexo com café subterrâneo, convite para aproveitar o dia em um espaço tranquilo. 

Fonte da imagem: Wikipédia

Catedral de Nossa Senhora Aparecida de Brasília (DF)

Popularmente conhecida como Catedral de Brasília (DF), foi o primeiro monumento erguido na Capital Federal. Projetada pelo saudoso arquiteto Oscar Niemeyer, a obra foi vencedora do Prêmio Pritzker, reconhecido como o mais importante da arquitetura.

Concluída a estrutura em 1960 e inaugurada em 31 de maio de 1970, a igreja fica  abaixo do nível da rua com área circular de setenta metros de diâmetro, da qual se elevam dezesseis colunas de concreto (pilares de secção parabólica) no formato hiperboloide, que pesam noventa toneladas.

Fonte da imagem: Across the Universe 

Museu do Amanhã (RJ) 

Inaugurado em 2015 com a assinatura do espanhol Santiago Calatrava, o Museu do Amanhã está localizado na cidade do Rio de Janeiro e possui peculiar estilo contemporâneo, fugindo de regras e padrões da arquitetura. 

Seu custo total alcançou a casa dos 230 milhões de reais, e fez parte de um projeto de revitalização urbana no Rio, concebido pela Fundação Roberto Marinho em parceria com a Prefeitura Municipal.

Sua proposta é ser um museu de ciências interativo junto a tecnologia, trazendo a seguinte reflexão: “Qual o futuro do nosso planeta?” 

 Além disso, sua exposição fixa fica dividida em 5 espaços que correspondem às seguintes questões: De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?

As formas, inspiradas nas bromélias do Jardim Botânico da cidade e seus espelhos d’água que cercam a parte externa, posicionaram o projeto na lista de grandes obras internacionais.

Fonte da imagem: Ciclo Vivo 

Palacete das Artes (BA)

A primeira capital do Brasil, Salvador, na Bahia, é composta por uma arquitetura originária da colonização portuguesa estilo barroco.

Fugindo um pouco da rota turística, uma dica de ouro para amantes de belos projetos arquitetônicos é visitar o Palacete das Artes, conhecido como “Villa Catharino”. 

 Projetado pelo arquiteto Rossi Baptista e decorado por Oreste Sercelli, sua primeira versão foi concluída em 1912. O local passou por reforma em 2003, quando foi construída uma extensão modernista do prédio.

Já a idealização do museu no edifício foi do artista plástico baiano Emanoel Araújo, ex-diretor da Pinacoteca de São Paulo, em parceria com o diretor do Museu Rodin Paris, Jacques Vilain.

O palacete representa o forte poder econômico de algumas famílias baianas, e nesse caso específico, evidencia a grandeza artística de uma obra arquitetônica monumental, onde mais que residência, serviu também como instrumento raro de fruição artística para os habitantes da antiga Cidade da Bahia.

Fonte da imagem: Wikipédia

Instituto Inhotim (MG) 

Sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil, o Instituto Inhotim, localizado na cidade de Brumadinho (MG), é considerado por muitos especialistas como o maior museu a céu aberto do mundo.

A obra fica dentro de um domínio da Mata Atlântica, com altitude que varia entre 700 e 1.300 metros acima do nível do mar.  A área total chega a 786,06 hectares, onde encontram-se interessantes detalhes da arquitetura contemporânea.

A história começa em 2004, surgindo da necessidade do empresário Bernardo Paz em abrigar sua coleção de arte, que incluía trabalhos de Portinari, Guignard e Di Cavalcanti, atualmente presentes no Inhotim. 

Em 2014, o museu foi eleito, pelo site TripAdvisor, como um dos 25 mais bem avaliados do mundo. 

Fonte da imagem: Guia da Semana

O Brasil é lar de projetos arquitetônicos fantásticos que desafiam os limites e padrões da construção, traduzindo em suas obras a diversidade existente no país.

Gostou do conteúdo?

Para você que se interessa em assuntos como este, não deixe de conferir nosso blog. A Taket é o seu setor de marketing para a arquitetura, construção civil e engenharia. 

#arquitetura #construcaocivil #engenharia #marketing